Durante a visita, a comitiva do município ribeirinho do Rio São Francisco teve a oportunidade de conhecer diversas ações bem-sucedidas em Porto de Pedras Divulgação

Iniciativa da Setur promove aprendizado entre cidades alagoanas para fortalecer turismo

Na segunda-feira (29), a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) organizou uma visita técnica em Porto de Pedras, envolvendo a equipe da cidade Olho d’Água do Casado. O objetivo da iniciativa foi apresentar boas práticas e políticas públicas de gestão municipal voltadas ao turismo. As cidades foram selecionadas devido à sua semelhança em termos de tamanho da população e de infraestrutura. Esse intercâmbio de experiências faz parte de uma série de ações da Setur para consolidar e estruturar todas as regiões turísticas de Alagoas.

Observação de Ações Bem-sucedidas e Equipamentos Turísticos

Durante a visita, a comitiva do município ribeirinho do Rio São Francisco teve a oportunidade de conhecer diversas ações bem-sucedidas em Porto de Pedras. Além disso, a equipe visitou pousadas locais, a Associação do Peixe-Boi e outros equipamentos turísticos relevantes da região. Segundo a Superintendente de Infraestrutura e Logística para o Turismo, Sandra Villanova, essa troca de experiências entre os municípios é essencial para fortalecer o turismo em todo o estado.

A importância da troca de experiências e do “benchmarking”

Villanova afirmou que a visita permitiu um ganho de conhecimento valioso sobre as boas práticas implementadas em Porto de Pedras, que podem ser adaptadas e aplicadas em Olho d’Água do Casado. “Falamos não só sobre as práticas exitosas, mas também avaliamos as iniciativas que não deram o resultado esperado para que estratégias mais assertivas sejam realizadas”, disse a superintendente.

Benchmarking para o Futuro do Turismo em Alagoas

A estratégia adotada pela Setur, conhecida como “benchmarking”, analisa as melhores práticas usadas por empresas de um mesmo setor para replicá-las. Esta foi a primeira vez que essa metodologia foi aplicada para compartilhar conhecimentos entre os próprios municípios alagoanos. A expectativa é que novas buscas de referências sejam realizadas entre outras cidades semelhantes, com o objetivo de impulsionar os setores turísticos locais.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Turismo de Alagoas ganha força com campanha da Setur e Decolar na América Latina

A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur), em parceria com a agência de …