Com o verão, Maceió tem recebido uma alta quantidade de turistas, que veem nas praias locais e nos pontos históricos, um momento de relaxamento e encantamento. É no Mercado do Artesanato, na Levada, que o público de outros estados e estrangeiros, que lotam hotéis e pousadas da capital, têm encontrado o lugar certo para levar um souvenir como lembrança da passagem pela cidade.

Joyce Kátia Machado dos Santos, 46 anos, é de Curitiba e ainda não conhecia Maceió, nem o Mercado do Artesanato. Ela conta que ao ver fotos da cidade não sabia que era realmente tão bonita, pessoalmente, e que além das belezas naturais, conheceu também a cultura do verdadeiro artesanato.

“Maceió é linda, a gente achava que era apenas por foto, mas na verdade não é, o mar azulzinho, verdinho, ficamos encantados com a beleza da cidade. Aqui no mercado nós vimos que é tudo de qualidade, com preço bom, e de uma variedade incrível, artesanato mesmo. Dá pra ver que é tudo feito a mão. A gente ainda vai passear mais pelo mercado, mas já deu pra perceber que é tudo muito organizado, arborizado e bem ventilado, estamos maravilhados”, revela a turista.

Quem trabalha diariamente no mercado acredita que a movimentação no local é o aguardado para esta época do ano. Mas a chegada de cruzeiros na capital ajuda a aumentar o fluxo de turistas no espaço. Ana Marcelino, permissionária há mais de 15 anos no Mercado do Artesanato, explica que os artesãos se preparam para receber os visitantes. Para ela, os investimentos e a preocupação da Prefeitura de Maceió em executar políticas públicas e ações de incentivo ao setor têm sido fundamentais.

“Estamos sentindo um aumento de público com a chegada dos cruzeiros e depois das melhorias no mercado estamos recebendo todo mundo mais feliz ainda. Nossa estadia na Praça Gogó da Ema, na exposição do Verão Massayó, foi muito importante porque conseguimos divulgar, captar mais clientes e colher os frutos. Agora estamos recebendo nossos clientes aqui no mercado”, ressalta a artesã com alegria.

Administrado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), o Mercado do Artesanato possui mais de 280 lojas, entre elas restaurantes, lanchonetes e uma diversidade de produtos artesanais, de confecção a olarias.

“Nós estamos buscando, cada vez mais, incentivar os artesãos permissionários dos mercados, para justamente beneficiar esses profissionais através de ações em que eles possam levar o cliente para mais próximo deles, e gerar esse resultado positivo que nós estamos percebendo com o aumento das vendas, aumento do fluxo de pessoas, e turistas encantados voltando para casa com o desejo de retornar”, afirma o titular da Semtabes, Maurício Filho.

O Mercado do Artesanato fica localizado na rua Parque Rio Branco, no bairro da Levada, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira de 7h às 17h, 7h às 15h aos sábados, e aos domingos de 7h às 12h.

Fonte: Prefeitura de Maceió