Ascom SSP

Alerta Celular: ferramenta ajuda no combate a furtos e roubos de aparelhos

O trabalho de combate aos crimes contra o patrimônio tem sido intensificado em todo o território alagoano e uma das principais estratégias que tem colaborado para a redução de crimes é o programa Alerta Celular. A ferramenta é importante para inibir furtos e roubos de aparelhos telefônicos, além de permitir a identificação da posse ilegal desses smartphones, facilitando a localização das possíveis vítimas.

Para ter acesso aos benefícios que a plataforma oferece à população, basta o cidadão cadastrar seus celulares e, caso tenha sido vítima da ação delituosa, informe à SSP através do sistema as informações sobre o Boletim de Ocorrência, já registrado junto à Polícia Civil.

De acordo com o chefe do setor de Tecnologia da Informação da SSP, major Anderson Cabral, é importante que a pessoa insira as informações na ferramenta tão logo adquira o aparelho. “Nada impede que seja feito posteriormente, mas é interessante que o cadastro seja feito logo depois da compra porque já inclui detalhes sobre a nota fiscal e outros dados importantes. E não há limite para inserção de equipamentos, o que importa mesmo é que sejam colocadas todas as informações possíveis de cada aparelho, pois facilita ainda mais o trabalho policial”, afirmou o oficial.

O sistema, que cria um banco de dados de aparelhos de telefonia móvel, pode ser acessado pela internet, em computadores, celulares e tablets. Essa base de informações permite que, durante uma abordagem, os policiais possam verificar o status do item apreendido. O cadastro deve ser feito no site https://alertacelular.al.gov.br, preenchendo um formulário. Após fazer o login, o usuário terá que adicionar o dispositivo, inserindo as informações sobre o aparelho e alterar o status deles, caso seja necessário.

Uma das informações a serem incluídas é o IMEI, que funciona como um código de identificação do celular. A forma mais simples para descobrir o Imei é pelo discador nativo. Basta acessar o teclado usado para fazer chamadas e digitar *#06#. Imediatamente, o número será exibido na tela. Outra possibilidade é verificar a embalagem do produto. As caixas dos celulares costumam trazer a informação numa etiqueta.

Segundo o secretário de Gestão Interna da SSP, José Carlos dos Santos, o Alerta Celular tem sido fundamental no combate ao crime. “Alagoas tem registrado uma queda constante na quantidade de roubos a transeuntes. Em setembro deste ano, por exemplo, caiu 31,29% em relação ao mesmo mês de 2022, e essa redução pode sim ter tido a colaboração do programa, que tá inibindo a ação dos criminosos. É uma ferramenta importantíssima que a população pode contar de forma gratuita”, finalizou ele.

blank

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

PM-AL FORMA NOVOS NEGOCIADORES DE CRISES EM CURSO REALIZADO EM SERGIPE

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) agora conta com dois novos negociadores de crise. O …