Trazer ainda mais qualidade para as ações da Operação Lei Seca tem sido uma das prioridades do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran). Para ampliar essa qualificação, os integrantes da Lei Seca iniciaram um curso voltado para os agentes de trânsito. A capacitação, que está sendo promovida pela Polícia Militar do Estado de Alagoas, teve início nesta terça-feira (12), no auditório do Detran, no bairro Cidade Universitária, em Maceió.

Para 100 alunos, policiais civis e militares, a capacitação foi dividida em nove módulos, entre aulas práticas e teóricas, um total de 200 horas/aula. Entre os temas abordados durante o curso, os integrantes da Operação Lei vão ver pontos da legislação de trânsito aplicada, noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, prática operacional, operação e fiscalização de trânsito.

 blank

De acordo com o Coronel Walter do Valle, diretor de ensino da PM/AL, o curso foi pensado com base nas diretrizes da Secretaria Nacional de Trânsito e o que preconiza o Código de Trânsito Brasileiro. “Os agentes da Lei Seca fazem um trabalho de extrema importância, levando segurança para as vias e rodovias do estado. Durante esse curso, os servidores irão ampliar os conhecimentos técnicos, para assim, dar ainda mais qualidade nos serviços oferecidos à população”, disse o coronel da PM/AL.

Maria de Fátima Buarque de Melo, integrante da Operação Lei Seca, estava ansiosa pelo início da capacitação especialmente pelo módulo de prática operacional. “Sou agente de trânsito há 20 anos, e nós que trabalhamos com o trânsito, precisamos estar sempre atualizados, pelas mudanças que sempre acontecem na legislação. Mas precisamos ir além da teoria, e estou ansiosa pelas aulas práticas, para poder me atualizar nas formas de agir durante as ações, prezando sempre por um tratamento humanizado”, disse a servidora do Detran.

 blank

Para Marco Fireman, diretor presidente do Detran, essa capacitação vem para reforçar que o agente de trânsito é um dos principais responsáveis pela mudança do comportamento dos condutores, buscando um trânsito cada vez mais seguro para todos.

“Essa capacitação é um marco na história da Operação Lei Seca, ele era almejado pelos servidores, e, agora, conseguimos oferecer para todos os agentes, em parceria com a PM/AL. Temos buscado dar mais qualidade para as ações da Lei Seca, com a aquisição de novos uniformes e viaturas, tudo isso para continuarmos conscientizando a população sobre os riscos de beber e dirigir, e assim, continuar salvando vidas”, finalizou o diretor presidente.

O curso de agente de trânsito tem previsão para ser finalizado no final do mês de novembro.