Igor Lessa/Ascom PMAL

Polícia Militar de Alagoas promove formatura do III Curso de Operações Especiais

A Polícia Militar de Alagoas promoveu, no fim da tarde de terça-feira (29), a solenidade de conclusão do III Curso de Operações Especiais (Coesp). A formatura ocorreu no pátio da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello e coroou os 11 formandos remanescentes.

 A solenidade contou com a participação de diversas autoridades civis e militares, entre eles, o secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva; o delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, e o subcomandante-geral, Neyvaldo Amorim. Além disso, representantes de outras forças da cúpula da segurança pública de Alagoas prestigiaram o evento.

 A formatura do III Coesp teve início com a chegada dos formandos, parte deles desembarcou em um dos helicópteros do Grupamento Aéreo, enquanto outra parte adentrou o pátio de formatura com a execução de uma incursão a pé.

 Homenagens

  Após um momento de fé e reflexão ministrado pelo representante da capelania evangélica, tenente Rodrigues, foram prestadas as honras ao veterano presente, além da entrega dos certificados aos três primeiros colocados do curso. Posteriormente, os familiares dos demais formandos puderam entregar as devidas homenagens aos seus parentes.

Em seguida, os oficiais e praças responsáveis por coordenarem o III Coesp receberam os certificados de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo dos quatro meses de curso. Além disso, o major Diego Sarmento , o sargento Wilson Alves e o sargento Gessé Francisco receberam a medalha de Mérito de Operações Especiais. A honraria foi concedida pela Polícia Militar de Sergipe, que enviou um representante para realizar a entrega da homenagem.

 Discursos

  A solenidade contou com o discurso do tenente Miguel, primeiro colocado e representante dos formandos e do coordenador do curso, Major Diego Sarmento. Os militares refletiram sobre os desafios e aprendizados que passaram ao longo do período de formação.

blank

 Em seu discurso, o diretor de ensino da PMAL, coronel Walter Do Valle, destacou a importância da execução de mais um curso de elite dentro da Corporação. Além disso, o oficial superior homenageou os precursores do Bope, citando nominalmente o coronel Elias, primeiro caveira da PMAL.

 O comandante-geral da PMAL, coronel Paulo Amorim reforçou a agenda de capacitação desenvolvida pela sua gestão. De acordo com o oficial superior, já foram mais de 40 cursos desenvolvidos pela Corporação ao logo de um ano.

O coronel Paulo Amorim também parabenizou os formandos por mais uma etapa concluída.

 “Os senhores foram verdadeiros vencedores. A etapa não é fácil, mas foi vencida com maestria. Espero que vocês sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos ao longo dos últimos meses e que tenhamos uma tropa cada vez mais preparada para os desafios diários”.

 O secretário de segurança, Delegado Flávio Saraiva, destacou a importância do Batalhão de Elite da PMAL para o equilíbrio e tranquilidade em Alagoas. Além disso, o secretário reforçou a admiração pelos concludentes do III Coesp.

 “A etapa que os senhores passaram foi de grande complexidade e exigiu uma série de abnegações. Tenho certeza de que vocês estão prontos para tornar Alagoas um estado ainda mais seguro”.

 III Coesp

 O Curso de Operações Especiais contou com 972 horas de instrução entre os meses de abril e agosto. No total 34 alunos iniciaram o curso, e 11 conseguiram chegar até o final. Seis formandos foram da PMAL, além de representantes da Polícia Federal e das Polícias Militares de Pernambuco, Paraíba e Sergipe. Os militares estarão aptos a atuarem no emprego de táticas e técnicas modernas em missões de caráter especial, em áreas urbanas ou rurais.

About Redação Maceió em Foco

blank

Check Also

blank

PM-AL FORMA NOVOS NEGOCIADORES DE CRISES EM CURSO REALIZADO EM SERGIPE

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) agora conta com dois novos negociadores de crise. O …