Roberison Xavier

SSP promove encontro pedagógico sobre Plano de Defesa e reúne profissionais de várias partes do país

Para promover o debate e difundir conhecimento acerca de técnicas para coibir crimes de alta complexidade, a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Chefia de Inteligência, realiza o primeiro Encontro Pedagógico sobre o estágio do Plano de Defesa. O evento reúne profissionais das forças de segurança de Alagoas e outros seis estados e acontece até a próxima quinta-feira (27), na sede da SSP, no Centro de Maceió.

De acordo com o chefe especial de Inteligência da SSP, major Raumário Jerônimo, o encontro promove debates sobre aspectos pedagógicos que compõem um plano de defesa. Alagoas vem investindo na capacitação das forças de segurança com a realização de simulações de ataques criminosos na modalidade Novo Cangaço e Domínio de Cidades. Ao todo, já foram realizados sete estágios com simulados de domínio de cidades em várias cidades do estado.

No encontro realizado pela SSP, participam, além de policiais alagoanos, integrantes de forças policiais dos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Piauí e Distrito Federal.

“Serão 25 horas aula com disciplinas que tratarão da logística para realizar um treinamento deste porte, noções de análise criminal, metodologia e aspectos essenciais de um plano de defesa e outros tópicos que detalham toda a estrutura necessária para promover essa qualificação da tropa. É um evento muito importante, pois dissemina para o país o conhecimento produzido aqui em Alagoas”, disse.

O evento reúne profissionais de Alagoas das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de integrantes da Força Nacional, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Secretaria da Segurança Pública da Bahia e da empresa de transporte de valores Brinks.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

PM-AL FORMA NOVOS NEGOCIADORES DE CRISES EM CURSO REALIZADO EM SERGIPE

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) agora conta com dois novos negociadores de crise. O …