Os maceioenses e turistas que se reuniram para celebrar o maior São João do litoral brasileiro puderam aproveitar uma festa repleta de forró, alegria, comidas típicas e apresentações culturais. Em todos os polos da capital, Maceió, a diversão era garantida e respaldada pelo reforço do efetivo da Guarda Municipal de Maceió (GMM). Os 30 dias de festa e muita animação contaram com a atuação destes profissionais que zelaram pelo bem-estar e proteção de todos.

A Ação da Guarda Municipal Durante o Evento

A atuação da Guarda Municipal teve início no dia 8 de junho, junto aos primeiros festejos juninos, e continuou até o dia 2 de julho no evento Massayó. Sol… Mar & Forró 2023. Além das ações nos polos da festa, as equipes também realizaram rondas nas proximidades dos prédios públicos, garantindo a preservação dos mesmos e prevenindo atos de vandalismo e outras infrações.

Depoimento de Quem Aproveitou a Festa

blank
Rafaela Gomes e os sobrinhos curtem com tranquilidade os festejos juninos. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Rafaela Marcolino Gomes, moradora do bairro Cidade Universitária, prestigiou a festa no polo Graciliano Ramos e garantiu que segurança e alegria não faltaram. “O prefeito JHC está de parabéns por promover eventos assim para a nossa população. Aqui, me sinto segura e sei que posso me divertir tranquilamente com minha família. Todos deveriam participar e aproveitar para se distrair dos estresses e da rotina do trabalho,” frisou Rafaela.

O Esquadrão de Segurança e o Combate à Violência Contra a Mulher

Além do efetivo da Guarda Municipal, mais de 150 profissionais de segurança privada e 20 bombeiros civis também estiveram presentes para garantir a segurança do evento. Eles foram responsáveis pelo patrulhamento, vistorias e assistência durante toda a festa, desde a entrada até os fundos do palco. A equipe da Guarda, atuando de maneira integrada com os órgãos de segurança pública, também esteve atenta a possíveis relatos de violência, abuso e assédio contra as mulheres que estiveram no evento.

Além disso, em parceria com os agentes de fiscalização, a Guarda Municipal também garantiu o ordenamento dos ambulantes que foram cadastrados para trabalhar no evento, assegurando a organização e o respeito às normas estabelecidas.