No último final de semana, 26 e 27 de maio, a cidade de João Pessoa, na Paraíba, recebeu a 5ª edição do Congresso Nacional Mulheres na Polícia. O evento, que tem como principal objetivo promover a troca de experiências, valorizar o trabalho feminino e discutir os direitos das mulheres no setor de segurança pública, contou com a participação de seis policiais femininas da Polícia Militar de Alagoas (PMAL). O grupo, composto por oficiais e praças, estava sob o comando da subdiretora de Saúde da Corporação, coronel Joana Dar’c.

Uma Palestra Inspiradora e Reflexiva

Uma das principais contribuições do evento veio da policial militar Soldado Enmelly Rocha, integrante do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento – CPD/EMG. Rocha foi convidada para palestrar graças à sua notória experiência como representante feminina da Comissão de Reimplantação da Lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência pela PMAL. Seu tema, “A participação feminina na implantação de políticas de segurança pública“, trouxe uma perspectiva inspiradora e reflexiva sobre a presença e ação das mulheres na segurança pública.

Desafios e Oportunidades para as Mulheres na Segurança Pública

Para a Soldado Rocha, sua participação na Comissão do projeto TCO foi uma oportunidade de compartilhar sua experiência em uma plataforma nacional, ao lado de grandes nomes femininos das forças policiais. Em seu ponto de vista, é essencial incentivar outras mulheres a aplicarem suas habilidades e visões profissionais em uma área predominantemente masculina.

Reconhecimento e Empoderamento das Mulheres na Polícia

A PMAL tem demonstrado apoio e reconhecimento ao valor da participação feminina na construção de novos projetos para a corporação. Segundo a Soldado Rocha, a ruptura de estereótipos de gênero e a inclusão das mulheres nas diferentes atribuições da PMAL auxilia no atendimento de demandas específicas para mulheres. Além disso, é fundamental para a disseminação de projetos, capacitação e atualização do efetivo, garantindo que o serviço prestado seja cada vez melhor.