Ascom / SSP

Força-Tarefa Recaptura 884 Fugitivos em um Ano de Operações

Em um ano de operações intensas, a força-tarefa investigativa integrada da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) recapturou 884 pessoas que estavam foragidas do Poder Judiciário por uma gama de crimes. A equipe policial, formada sob a coordenação da Chefia de Inteligência da SSP, agrega membros de várias forças de segurança do estado, colaborando para um trabalho integrado e eficaz.

Da quantidade total de indivíduos reintegrados ao sistema prisional, a maioria se encontra ligada a crimes contra a vida. Aproximadamente 45,5% dos detidos e menores apreendidos respondem por homicídio. Os crimes subsequentes, em termos de prevalência, estão relacionados à participação em organização criminosa (18,2%) e ao estupro de vulnerável (10,4%).

Redução da Criminalidade: Os Resultados da Força-Tarefa

A força-tarefa foi criada com o propósito fundamental de auxiliar na redução da criminalidade, e os resultados expressivos foram notados desde o início. Somente no primeiro mês de atuação, o número de recapturados atingiu a marca de 58 indivíduos. Em maio deste ano, a quantidade de detidos chegou a 95. O mês com o maior número de prisões e/ou apreensões de adolescentes foi agosto de 2022, contabilizando 94 casos. Este mês também se destacou ao registrar uma queda de 54% no número de mortes violentas letais e intencionais, ilustrando o impacto positivo da força-tarefa no combate à criminalidade.

A Manutenção da Segurança em Alagoas

Para o secretário Flávio Saraiva, a combinação do trabalho investigativo com as ações ostensivas e preventivas tem garantido que Alagoas permaneça entre os estados menos violentos do Brasil. Ele ressalta a importância das prisões, principalmente por se tratar de indivíduos que se sentiam livres da justiça e continuavam a cometer crimes. A força-tarefa tem foco especialmente em homicidas, traficantes e estupradores, valorizando a proteção da vida como bem maior.

Saraiva também destacou a colaboração além das fronteiras de Alagoas. Segundo ele, há um intercâmbio constante com agências de inteligência de todo o país, reforçando a amplitude e a importância da força-tarefa.

A Participação da População e Ferramentas Tecnológicas

Além da utilização de ferramentas tecnológicas avançadas, a força-tarefa se beneficia da parceria com a população. Através do número 181, os cidadãos podem repassar informações para o disque-denúncia, auxiliando assim na resolução de crimes e na recaptura de foragidos. Este engajamento do público, aliado à competência e dedicação da força-tarefa, tem se mostrado um instrumento poderoso no combate à criminalidade em Alagoas.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Reforço na Segurança: Companhia do Sertão da PMAL recebe 20 novos policiais

A Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes) da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) …