Criminosos estão utilizando sites falsos do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL) para desviar pagamentos do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) de proprietários de veículos no estado. Os bandidos oferecem o pagamento do imposto com um suposto desconto de 20% através de endereços patrocinados.

Como funciona o golpe

Ao acessar as páginas falsas (www.detran-al-com-br.blogspot.com e www.sefazal-gov.site/AL/ipva.php), o contribuinte é direcionado a um QR Code que o leva a outra página de quitação do débito. Os proprietários de veículos são instruídos a realizar o pagamento por meio de Pix em nome da empresa Pagamento Digital Ltda., que não possui vínculos com o Detran ou a Sefaz-AL, os únicos órgãos estaduais habilitados para receber o pagamento do IPVA.

Medidas tomadas pelas autoridades

A titular da Sefaz, Renata dos Santos, informou que a secretaria já registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na polícia para denunciar o golpe. Ela orienta aos proprietários de veículos a acessarem o site oficial da Sefaz (http://www.sefaz.al.gov.br/) ou do Detran-AL (https://www.detran.al.gov.br/) para efetuar o pagamento do IPVA e ressalta que o desconto real oferecido pela Sefaz para o pagamento do imposto é de 5%.

O que fazer em caso de golpe

Renata dos Santos também sugere que o contribuinte, caso tenha sido vítima do golpe, registre um BO e relate o ocorrido na ouvidoria da Sefaz, no endereço https://e-ouv.al.gov.br/. O delegado Sidney Tenório, da Delegacia de Crimes Cibernéticos, designado pela Secretaria de Segurança Pública para investigar o caso, informou que diligências já foram realizadas para descobrir o endereço IP dos sites falsos e reforçou o apelo da Sefaz para que os contribuintes tenham certeza de estarem no site correto antes de efetuar qualquer pagamento.