A Polícia Militar de Alagoas iniciou o III Curso Básico de Inteligência com a aula inaugural na manhã de segunda-feira (06), no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), Trapiche da Barra. Com previsão de duração de duas semanas, o curso contará com 62 integrantes, entre eles, cinco oficiais e 50 praças da PMAL, além de dois policiais civis, três policiais penais e dois bombeiros militares.

Os ensinamentos possuem o objetivo de difundir a doutrina de inteligência de segurança pública para os componentes da PMAL, formando novos colaboradores e operadores no âmbito da Corporação. A matriz curricular conta com dez disciplinas, incluindo Fundamentos Doutrinários da Atividade de Inteligência de Segurança Pública, Organização de Inteligência de Segurança Pública, Documentos de Inteligência, Rotina de Operações e Produção do Conhecimento, Contra-inteligência, entre outras.

A aula inaugural contou com a participação do comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, que ressaltou a importância da inteligência para o sucesso da Corporação. “O conhecimento é a chave mestra de toda grande Instituição. Para que a gente possa ter uma inteligência forte, é necessário investir na capacitação de toda a tropa. Foram mais de 500 inscritos, isso demonstra o quanto este curso é necessário para os nossos policiais”, explicou Amorim.

O III Curso Básico de Inteligência terá uma carga de 47 horas e contará com instruções teóricas realizadas nas instalações da APMSAM, onde o aluno terá a oportunidade de conhecer e aperfeiçoar o uso, em sua atividade policial, dos procedimentos para produção e proteção de conhecimentos de interesses da segurança pública, pautados na Doutrina Nacional de Inteligência. A cerimônia também contou com a presença de outras autoridades da segurança pública e militares.