A cidade de Maceió está investindo em iluminação de LED para melhorar a segurança e sustentabilidade em suas vias públicas. A Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima) substituiu todas as lâmpadas em postes da Avenida Eraldo Lins Cavalcante, corredor de transporte na parte alta da capital, por luminárias de LED de 150 W, mais econômicas e sustentáveis. A extensão da obra é de 1,1 km e visa melhorar a visibilidade e a segurança dos moradores do bairro Murilópolis.

A mudança já tem sido percebida pela população, como relata a comerciária Maria Malta, moradora do bairro: “Antes eu descia do ônibus e corria para chegar logo em casa com medo de assaltos. Mas agora que chegou essa nova iluminação não preciso mais correr, a rua está mais movimentada e não me sinto mais vulnerável”. A iluminação da Avenida Tomás Espíndola, no bairro Farol, também recebeu um upgrade, com a implantação de 39 luminárias de LED de 220 W.

A requalificação da iluminação de corredores de transportes é uma prioridade da gestão do prefeito JHC, segundo a titular da Sima, Camila Porciúncula. A determinação é de que o ponto de partida da requalificação da iluminação em Maceió seja os corredores de transporte de toda a cidade, que são espaços utilizados por todos. Todas as obras executadas pela Sima são custeadas com recursos próprios da Prefeitura, oriundos da Contribuição de Serviço de Iluminação Pública (Cosip).

A implantação de iluminação de LED contribui para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Maceió, além de ser uma solução mais econômica e sustentável para a cidade. O investimento em iluminação pública é essencial para garantir a segurança e a mobilidade urbana dos cidadãos, e deve ser uma prioridade para todas as gestões públicas.