Iluminação em LED está sendo levada, prioritariamente, aos corredores de transportes. Foto: Ascom Sima

Maceió investe em iluminação de LED para aumentar a segurança e sustentabilidade

A cidade de Maceió está investindo em iluminação de LED para melhorar a segurança e sustentabilidade em suas vias públicas. A Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima) substituiu todas as lâmpadas em postes da Avenida Eraldo Lins Cavalcante, corredor de transporte na parte alta da capital, por luminárias de LED de 150 W, mais econômicas e sustentáveis. A extensão da obra é de 1,1 km e visa melhorar a visibilidade e a segurança dos moradores do bairro Murilópolis.

A mudança já tem sido percebida pela população, como relata a comerciária Maria Malta, moradora do bairro: “Antes eu descia do ônibus e corria para chegar logo em casa com medo de assaltos. Mas agora que chegou essa nova iluminação não preciso mais correr, a rua está mais movimentada e não me sinto mais vulnerável”. A iluminação da Avenida Tomás Espíndola, no bairro Farol, também recebeu um upgrade, com a implantação de 39 luminárias de LED de 220 W.

A requalificação da iluminação de corredores de transportes é uma prioridade da gestão do prefeito JHC, segundo a titular da Sima, Camila Porciúncula. A determinação é de que o ponto de partida da requalificação da iluminação em Maceió seja os corredores de transporte de toda a cidade, que são espaços utilizados por todos. Todas as obras executadas pela Sima são custeadas com recursos próprios da Prefeitura, oriundos da Contribuição de Serviço de Iluminação Pública (Cosip).

A implantação de iluminação de LED contribui para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Maceió, além de ser uma solução mais econômica e sustentável para a cidade. O investimento em iluminação pública é essencial para garantir a segurança e a mobilidade urbana dos cidadãos, e deve ser uma prioridade para todas as gestões públicas.

About Marcelo Barros, com informações da Prefeitura de Maceió

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Reforço na Segurança: Companhia do Sertão da PMAL recebe 20 novos policiais

A Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes) da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) …