O empenho e colaboração entre Forças de Segurança de Alagoas resultaram em um carnaval de paz e tranquilidade em todo o território alagoano. Os dados foram apresentados em uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (22). A apresentação contou com a participação do Governador de Alagoas, Paulo Dantas e dos representantes dos órgãos da Segurança Pública.
Os números de homicídios e roubos registrados são os menores da série histórica para o período de carnaval em Alagoas. O estado registrou uma queda de 30% no número de assassinatos entre o carnaval de 2022 e 2023. Em uma década, os números mostram uma diferença de 39 homicídios, com 53 mortes em 2012 e 14 mortes neste ano. Pelo segundo ano consecutivo, não ocorreu registro de feminicídio durante os dias de folia.
Os números de roubos a veículos e transeuntes também registaram forte queda. Comparado com 2022, os crimes tiveram uma queda de mais de 50%, com exceção dos roubos de motocicletas, que caíram quase 40%. Pelo segundo ano consecutivo, também não foram registrados roubos a transportes coletivos.
Outro dado levantado mostra um aumento de 20% na quantidade de entorpecentes apreendidos. Além disso, as forças de segurança registraram a apreensão de 17 armas de fogo.
Polícia nas ruas e foliões seguros
Para suprir a demanda de eventos, a Instituição promoveu o reforço do policiamento com mais de dois mil militares, além dos que já desempenham o serviço ordinário nos Batalhões e Companhias. No interior, o policiamento contou com o reforço de 164 viaturas, com quatro componentes em casa, totalizando mais de 650 homens. Além do serviço motorizado, policiais estiveram distribuídos à pé nos principais pólos de folia.
Já em Maceió e Região Metropolitana, as 11 cidade sob responsabilidade do CPC contaram com a presença de 1332 policiais à pé nos locais onde ocorrerão os eventos. O policiamento no CPC também teve o implemento de 85 viaturas e mais 119 militares da Cavalaria no patrulhamento montado.
O comandante-geral da Polícia Militar parabenizou a tropa pelo esforço e planejamento para a execução de um carnaval de paz.
“A meta era superar os últimos anos antes da pandemia e fazer o Carnaval mais seguro desde então. O desafio foi superado, conseguimos juntos realizar o carnaval mais seguro desde o início da contagem histórica”.