Carla Ceto / Ascom Sesau

Saúde promove ações para prevenção e rastreamento do câncer durante Outubro Rosa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está promovendo uma série de ações com foco na prevenção e rastreamento do câncer em Alagoas. As atividades são referentes ao Outubro Rosa, mês voltado para a conscientização sobre o combate ao câncer de mama e de colo de útero. O tema da campanha deste ano é “Um toque de cuidado”.

Uma das ações será a oferta de exames de ultrassonografia e de mamografia para rastreamento no Centro de Diagnóstico e Imagem (Cedim). A iniciativa, que está sendo organizada pela Supervisão de Políticas Transversais da Gerência de Atenção Primária da Sesau, será voltada para mulheres privadas de liberdade que estão no Presídio Santa Luzia, em Maceió.

Ainda com relação à programação do Outubro Rosa, haverá um workshop sobre coleta e condução dos resultados citológicos, rastreamento do câncer de mama e divulgação dos fluxos de atendimento oncológico. Além disso, cada município receberá material de divulgação do Ministério da Saúde relacionado à campanha.

Nos dias 16 e 17, a equipe técnica da Supervisão de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente irá proferir palestras sobre educação em saúde para as servidoras da Secretaria da Fazenda (Sefaz), com foco na prevenção e no diagnóstico em tempo oportuno do câncer de colo de útero e mama. Ainda durante todo o mês, técnicos da Sesau irão participar de ações alusivas à campanha Outubro Rosa em diversos municípios alagoanos.

Segundo a supervisora de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Caroline Leite, a Sesau vai dedicar todo o mês ao movimento Outubro Rosa, para sensibilizar as mulheres alagoanas sobre o combate do câncer de mama e do colo de útero. “A campanha surgiu nos Estados Unidos na década de 90, e foi se expandindo para outros países, tendo como símbolo o laço cor-de-rosa. Vamos intensificar a conscientização, para que nossas mulheres invistam na prevenção e no diagnóstico precoce, que é fundamental e salva muitas vidas”, salientou.

Iluminação

E para marcar a ação, diversos prédios públicos estarão iluminados com luzes de cor rosa para promover a sensibilização da população sobre o câncer. Estão participando da ação o Museu Palácio Floriano Peixoto; o Memorial à República; o Memorial Teotônio Vilela; o Memorial Gogó da Ema; além do Marco dos Corais; Museu Théo Brandão; Museu da Imagem e do Som de Alagoas e o Teatro Deodoro.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o objetivo das ações é sensibilizar a população e capacitar os profissionais que atuam na assistência quanto às estratégias de prevenção, rastreamento precoce, diagnóstico e tratamento oportuno do câncer de mama e do colo de útero. “Esperamos contemplar todo o mês de outubro com ações que contribuam para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento oportuno para a população, com ênfase aos grupos de risco”, disse Gustavo Pontes de Miranda.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

CAMPANHA DA SESAU DESTACA IMPACTO DOS ACIDENTES DE MOTO NA REDE HOSPITALAR

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) de Alagoas lançou uma nova campanha publicitária para …