Para atender a necessidade da população por serviços oftalmológicos, o Governo de Alagoas inaugura, nesta quarta-feira (16), às 10h, o Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió. Na ocasião, o governador Paulo Dantas e do secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, lançam também o programa Ver Melhor Alagoas.

O Ambulatório de Oftalmologia será o primeiro serviço público de Alagoas neste segmento assistencial. Nele serão assegurados procedimentos de oftalmologia, nas modalidades eletiva clínica e cirúrgica. Uma equipe multidisciplinar, incluindo oftalmologistas, anestesiologistas, enfermeiros especializados, técnicos de enfermagem, dentre outros profissionais da saúde, irão atuar no atendimento aos pacientes.

Conforme a Gerência de Atenção Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Ambulatório de Oftalmologia deve realizar cerca de 400 a 500 consultas ambulatoriais mensais, totalizando 5 a 6 mil por ano. Além disso, estima-se a realização de 150 a 200 cirurgias mensais, equivalente a 1.800 a 2.400 anuais. Os procedimentos cirúrgicos ofertados serão os de catarata, pterígio, injeção intravítrea, cirurgia de calázio e pálpebras, conhecido como blefaroplastia.

Acesso

O acesso dos pacientes ao Ambulatório de Oftalmologia deverá ser feito pelo Sistema de Regulação do Estado (Sisreg). Após avaliação e a depender do diagnóstico poderão ser encaminhado para a realização de cirurgias.

Para o secretário Gustavo Pontes de Miranda, a inauguração do Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Metropolitanbo representa um marco para a saúde pública alagoana. “Nossa população é carente de serviços oftalmológicos e, por isso, a inauguração deste serviço é tão importante. Na oportunidade, também haverá o lançamento do Programa Ver Melhor Alagoas, pelo qual serão promovidas consultas e cirurgias de pterígio, cataratas, blefaroplastia e aplicações intravítrea”, afirmou o secretário.