O Ambulatório de Especialidades da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Ambesp/Uncisal) promove a palestra “Hepatites Virais: silenciosas e perigosas”, nesta quarta-feira (26), às 8h30, na sala de espera do ambulatório, localizado na R. Dr. Pedro Monteiro, 347 – Centro de Maceió. A iniciativa faz parte da campanha Julho Amarelo, que  tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

A facilitadora da palestra é a médica Keily Silva, residente em Infectologia do Hospital Escola Dr. Hélvio Auto. Ela vai abordar sobre a importância da luta contra as hepatites virais e as formas de prevenção, testagem e vacinação. A palestra é destinada a usuários do Ambesp, comunidade em geral e profissionais que atuam no serviço.

O Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió participa da atividade, com a realização da testagem rápida para hepatites virais, e também para sífilis, HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A  iniciativa faz parte do projeto InterAÇÃO, de autoria da enfermeira Denise Ramos e da assistente social Luiza Freitas, supervisora geral do Ambesp.

O projeto interAÇÃO tem o objetivo de fortalecer o vínculo e o acolhimento aos usuários que comparecem ao serviço; reduzir o estresse e a ansiedade dos usuários que ficam na sala de espera, aguardando a consulta; abrir espaço para escuta e diálogo dos pacientes, de forma que eles possam expressar suas dúvidas, seus medos; proporcionar esclarecimentos e orientações em saúde a partir de palestras educativas e ações em saúde.