Carla Cleto / Ascom Sesau

HGE promove seminário sobre a importância do uso de EPIs para profissionais de saúde

Trezentos profissionais de saúde participaram, nesta sexta-feira (21), do I Seminário sobre a Norma Regulamentadora NR-32, promovido pelo Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. O evento, realizado no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro Trapiche, ressaltou a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) no ambiente hospitalar.

O Seminário é uma iniciativa do Serviço de Qualidade de Vida do Trabalhador (SQVT) e contou com a participação de nomes como Alexandre Sabino, auditor fiscal do trabalho e Alda Cansanção, psicóloga e psicopedagoga, além dos médicos infectologistas Cláudio Cotrim, Ellen Tammy e Sara Dellabianca, que participaram de um bate papo sobre infecção hospitalar e doenças infecto contagiosas.

Para Karlla Martiniano, engenheira de trabalho responsável pelo evento e pelo SQVT, os temas complexos retratados na NR-32 exprimem a relevância dos cuidados que os profissionais devem ter em prol da sua saúde e do próximo. “Cada um dos pontos debatidos destacam o que queremos para nós, os que amamos e nosso ambiente profissional. Usar EPIs como máscaras, sapatos fechados, entre outros, e retirar adornos como jóias, relógios e maquiagens, ressaltam essa questão. Esses cuidados são fundamentais não só para a proteção do paciente, mas, também, para aquele que cuida, que são os profissionais da saúde”, destacou.

Marcelo Casado, diretor administrativo do HGE, ressaltou a expressividade do assunto abordado. “Nossa intenção era justamente a que observamos no evento, trazer à discussão a norma que foi criada para estabelecer diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança dos trabalhadores na área da saúde. Muito bom ver a participação dos profissionais”, salientou.

blank

Também estiveram presentes no seminário, Nayara Calheiros, gerente de saúde ocupacional da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Adeildes Rosas, médica do trabalho do Centro de Referência Técnica à Saúde do Trabalhador (Cerest). O evento teve ainda a participação de atores do Serviço Social da Indústria (SESI), que de forma precisa, trouxeram leveza ao tema, tão sério e importante.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o seminário promovido pelo HGE mostra o cuidado do maior hospital público do Estado em resguardar a saúde dos seus servidores e pacientes, bem como, dos acompanhantes e familiares. “Através da conscientização sobre o uso dos EPIs de forma adequada, é promovida uma medida preventiva que visa evitar os acidentes e problemas de saúde, resguardando a vida de todos que frequentam a unidade”, frisou

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

CAMPANHA DA SESAU DESTACA IMPACTO DOS ACIDENTES DE MOTO NA REDE HOSPITALAR

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) de Alagoas lançou uma nova campanha publicitária para …