Divulgação

Equipe do SAMU realiza Parto Emergencial em casa de adolescente em Maceió

Os socorristas da Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) transformaram uma situação de emergência em um momento de celebração nesta sexta-feira (23). A equipe foi chamada para atender uma adolescente de 17 anos em avançado trabalho de parto no bairro Prado, em Maceió, Alagoas. Em vez de realizar o procedimento pré-hospitalar comum e conduzir a gestante à maternidade, a equipe realizou o parto ali mesmo, na residência da jovem.

Experiência e Profissionalismo na Hora do Parto

Após o procedimento bem-sucedido, mãe e filho foram encaminhados para a Maternidade Nossa Senhora da Guia, no bairro Poço, garantindo assim a assistência neonatal conforme prescrito pelo protocolo clínico para casos como este. O médico do SAMU, Adriano Santana, que liderou a equipe de resgate, explicou: “Verificamos que a gestante já estava prestes a dar à luz e fizemos o procedimento, com total segurança, na residência dela. Felizmente, tudo ocorreu satisfatoriamente e mãe e filho estão bem.”

Comemoração e Alívio Pós-Parto

Apesar do sucesso, a equipe do SAMU estava naturalmente apreensiva, pois era a primeira gestação da adolescente. A enfermeira Rafaela Vilar, emocionada, salientou que foi a primeira vez que participou de um atendimento de parto no SAMU. “Colocamos todos os nossos conhecimentos e experiência para fazer o atendimento com eficiência e tudo ocorreu sem intercorrências”, relatou.

Equipe de Salvamento: Heróis do Dia a Dia

Para o atendimento, o SAMU Maceió enviou uma Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel). A equipe, que incluía o médico Adriano Santana, a enfermeira Rafaela Vilar, o técnico de enfermagem Josué Matias e o condutor socorrista Elias dos Santos, demonstrou que o profissionalismo, rapidez e compaixão são cruciais em situações de emergência.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

CAMPANHA DA SESAU DESTACA IMPACTO DOS ACIDENTES DE MOTO NA REDE HOSPITALAR

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) de Alagoas lançou uma nova campanha publicitária para …