Os socorristas da Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) transformaram uma situação de emergência em um momento de celebração nesta sexta-feira (23). A equipe foi chamada para atender uma adolescente de 17 anos em avançado trabalho de parto no bairro Prado, em Maceió, Alagoas. Em vez de realizar o procedimento pré-hospitalar comum e conduzir a gestante à maternidade, a equipe realizou o parto ali mesmo, na residência da jovem.

Experiência e Profissionalismo na Hora do Parto

Após o procedimento bem-sucedido, mãe e filho foram encaminhados para a Maternidade Nossa Senhora da Guia, no bairro Poço, garantindo assim a assistência neonatal conforme prescrito pelo protocolo clínico para casos como este. O médico do SAMU, Adriano Santana, que liderou a equipe de resgate, explicou: “Verificamos que a gestante já estava prestes a dar à luz e fizemos o procedimento, com total segurança, na residência dela. Felizmente, tudo ocorreu satisfatoriamente e mãe e filho estão bem.”

Comemoração e Alívio Pós-Parto

Apesar do sucesso, a equipe do SAMU estava naturalmente apreensiva, pois era a primeira gestação da adolescente. A enfermeira Rafaela Vilar, emocionada, salientou que foi a primeira vez que participou de um atendimento de parto no SAMU. “Colocamos todos os nossos conhecimentos e experiência para fazer o atendimento com eficiência e tudo ocorreu sem intercorrências”, relatou.

Equipe de Salvamento: Heróis do Dia a Dia

Para o atendimento, o SAMU Maceió enviou uma Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel). A equipe, que incluía o médico Adriano Santana, a enfermeira Rafaela Vilar, o técnico de enfermagem Josué Matias e o condutor socorrista Elias dos Santos, demonstrou que o profissionalismo, rapidez e compaixão são cruciais em situações de emergência.