Olival Santos e Carla Cleto / Ascom Sesau

Hospital do Coração Alagoano registra mais de 9 mil atendimentos desde sua inauguração

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), comemora um total de 9.364 atendimentos desde sua inauguração em setembro de 2022. O hospital é o primeiro no estado a fornecer atendimento especializado em cardiologia ao público.

Uma ampla gama de procedimentos cirúrgicos e exames

Dos atendimentos realizados, 287 foram procedimentos cirúrgicos, incluindo implantações e trocas de marcapassos, revascularizações do miocárdio, trocas valvares, correções de aneurismas de raiz aorta, dissecções de aorta, estudos eletrofisiológicos e janelas pericárdicas. O hospital também realizou uma série de exames, como 1.929 ressonâncias magnéticas, 1.505 ecocardiogramas, 1.224 eletrocardiogramas, 233 tomografias, 30 angiotomografias, 60 holteres, 210 testes ergométricos, 150 ultrassonografias, 1.633 raios-x e cinco telemetrias.

Pacientes agradecidos e um marco significativo

Entre os pacientes beneficiados está o aposentado Manoel dos Santos, que se submeteu a uma cirurgia de revascularização do miocárdio. “Graças a Deus fui bem atendido e minha vida foi salva. Só tenho a agradecer aos homens de bem desse hospital, que me deram uma nova chance”, comentou Santos. O secretário de Saúde do Estado, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância do hospital para os usuários do SUS e o marco atingido pelos atendimentos.

Acesso a cuidados

Os atendimentos no hospital são realizados via Sistema de Regulação (Sisreg), que é responsável por marcar consultas e exames no Sistema Único de Saúde (SUS). Os exames são oferecidos a toda a rede estadual de saúde e, caso o paciente tenha uma prescrição médica, ele terá acesso aos procedimentos oferecidos.

Recursos significativos investidos na saúde cardíaca de Alagoas

Construído com recursos do Tesouro Estadual e com um investimento de R$ 55 milhões, o Hospital do Coração Alagoano oferece leitos para internação, além de serviços ambulatoriais especializados em cardiologia, hemodinâmica e cirurgia cardiovascular de alta complexidade para pacientes adultos e pediátricos.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS SALVA BEBÊ VÍTIMA DE ENGASGO EM CAPELA

Na manhã desta sexta-feira (7), a guarnição da 3ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I) …