O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), comemora um total de 9.364 atendimentos desde sua inauguração em setembro de 2022. O hospital é o primeiro no estado a fornecer atendimento especializado em cardiologia ao público.

Uma ampla gama de procedimentos cirúrgicos e exames

blank

Dos atendimentos realizados, 287 foram procedimentos cirúrgicos, incluindo implantações e trocas de marcapassos, revascularizações do miocárdio, trocas valvares, correções de aneurismas de raiz aorta, dissecções de aorta, estudos eletrofisiológicos e janelas pericárdicas. O hospital também realizou uma série de exames, como 1.929 ressonâncias magnéticas, 1.505 ecocardiogramas, 1.224 eletrocardiogramas, 233 tomografias, 30 angiotomografias, 60 holteres, 210 testes ergométricos, 150 ultrassonografias, 1.633 raios-x e cinco telemetrias.

Pacientes agradecidos e um marco significativo

Entre os pacientes beneficiados está o aposentado Manoel dos Santos, que se submeteu a uma cirurgia de revascularização do miocárdio. “Graças a Deus fui bem atendido e minha vida foi salva. Só tenho a agradecer aos homens de bem desse hospital, que me deram uma nova chance”, comentou Santos. O secretário de Saúde do Estado, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância do hospital para os usuários do SUS e o marco atingido pelos atendimentos.

Acesso a cuidados

Os atendimentos no hospital são realizados via Sistema de Regulação (Sisreg), que é responsável por marcar consultas e exames no Sistema Único de Saúde (SUS). Os exames são oferecidos a toda a rede estadual de saúde e, caso o paciente tenha uma prescrição médica, ele terá acesso aos procedimentos oferecidos.

Recursos significativos investidos na saúde cardíaca de Alagoas

Construído com recursos do Tesouro Estadual e com um investimento de R$ 55 milhões, o Hospital do Coração Alagoano oferece leitos para internação, além de serviços ambulatoriais especializados em cardiologia, hemodinâmica e cirurgia cardiovascular de alta complexidade para pacientes adultos e pediátricos.