A vacina Bivalente da Pfizer contra a Covid-19, que protege contra a cepa original do novo coronavírus e as subvariantes da ômicron, já está disponível para os grupos prioritários designados pelo Ministério da Saúde em Alagoas. Para receber a vacina, é necessário comparecer aos postos de vacinação indicados pelas 102 Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), portando o cartão de vacinação.

Ampliação dos grupos prioritários

Além dos idosos, moradores de Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos de idade e outros grupos contemplados na primeira fase, a vacinação agora inclui gestantes e puérperas, população privada de liberdade a partir dos 18 anos, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas entre 12 e 18 anos, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e trabalhadores da saúde.

Precauções e orientações

Para receber a vacina Bivalente da Pfizer, é necessário ter concluído o esquema vacinal primário há pelo menos quatro meses ou 120 dias. Pessoas com doenças febris moderadas ou graves devem aguardar o fim dos sintomas antes de serem vacinadas, e aqueles que tiveram Covid-19 devem aguardar um mês após o início dos sintomas. Pacientes com doenças inflamatórias imunomediadas, oncológicos, transplantados e imunossuprimidos devem ser vacinados mediante avaliação e parecer médico.