Carros atendem a usuários das partes alta e baixa da cidade que fazem tratamento. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Saúde disponibiliza vans adaptadas para o transporte de usuários do Centro Especializado em Reabilitação

Entre os diversos serviços disponibilizados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) também conta com o Centro Especializado em Reabilitação (CER III) do PAM Salgadinho – uma unidade voltada ao atendimento especializado de pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de desenvolver o potencial físico e psicossocial destes usuários.

Para proporcionar o acesso das pessoas em tratamento no Centro de Reabilitação, cuja deficiência interfere em sua mobilidade e no uso de forma autônoma aos meios de transporte convencionais, o serviço oferece dois veículos adaptados para o transporte dos usuários.

A assistente social do CER III, Geovania Pereira, destaca a importância dos carros adaptados para o processo de reabilitação dos usuários.

“O transporte tem se mostrado fundamental para a manutenção da assiduidade dos pacientes, algo que interfere diretamente na evolução do tratamento. Por isso, é muito importante garantir essa locomoção a eles por meio dos carros adaptados. Muitas mães relatavam que seus filhos ficavam mais agitados quando utilizavam o ônibus coletivo, mas na van adaptada o trajeto acaba sendo mais tranquilo e confortável, tanto para o cadeirante quanto para o acompanhante”, afirma.

Atualmente, os veículos contemplam tanto usuários da parte alta quanto da parte baixa da cidade, sendo uma média de 40 pacientes beneficiados com o serviço de transporte.

O coordenador-geral de Transportes da SMS, José Santana Neto, ressalta que o serviço de transporte oferecido aos usuários do CER acontece de forma contínua.

“As vans atendem maceioenses da parte alta e baixa da cidade. O motorista vai até a residência do paciente e o leva, junto ao acompanhante, diretamente ao Centro Especializado em Reabilitação. Terminando o atendimento na unidade, o motorista deixa o paciente em casa novamente. O serviço de transporte é contínuo, enquanto o paciente for atendido aqui no CER o carro será sempre disponibilizado”, explica.

About Redação Maceió em Foco

Check Also

blank

CAMPANHA DA SESAU DESTACA IMPACTO DOS ACIDENTES DE MOTO NA REDE HOSPITALAR

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) de Alagoas lançou uma nova campanha publicitária para …