Fellipe Yuri / Ascom Detran-AL

Detran e organização de saúde discutem soluções para reduzir acidentes de trânsito em Alagoas

A diretoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas se reuniu nesta terça-feira (3), com representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), para desenvolvimento de um projeto inovador com o objetivo de criar soluções mais eficazes que contribuam com a redução de sinistros envolvendo motociclistas no estado. A reunião aconteceu no prédio-sede do órgão, no bairro Cidade Universitária.

Marco Fireman, diretor-presidente do Detran, explicou que os projetos vão buscar identificar de forma científica as causas de sinistros nas vias e estradas estaduais. “Nosso principal objetivo, com esse projeto, é reduzir a mortalidade no trânsito. Nós sabemos quais são os principais fatores que causam os sinistros, como o excesso de velocidade, a falta do uso do capacete, a infraestrutura das vias, a mistura de bebida alcoólica e direção. Com essas novas estratégias, junto com a OPAS, queremos tornar nossas ações mais efetivas, principalmente para a população que reside na zona rural de Alagoas”, disse.

Os projetos deverão ser integrativos, envolvendo órgãos ligados ao trânsito, à saúde e segurança pública, para qualificar as informações sobre os sinistros de trânsito.

Segundo Victor Pavarino, técnico em Segurança Viária e mobilidade sustentável da OPAS, a integração entre os diversos setores servirá para direcionar as ações de prevenção aos sinistros de uma maneira mais eficiente. “Com essa rede integrada conseguiremos saber como, quando, onde ocorrem os sinistros em Alagoas. E assim vamos poder direcionar, de forma mais estratégica, as ações de educação, de fiscalização e de melhorias na infraestrutura”, afirmou.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

MACEIÓ TERÁ NOVA VIA QUE LIGA TABULEIRO DO MARTINS AO ANTARES

Maceió está prestes a ter sua malha viária ampliada com a construção de uma nova …