No Dia Internacional de Combate às Drogas, comemorado nesta segunda-feira (26), a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) de Alagoas lançou uma campanha de conscientização com o tema “A curiosidade mata! Não experimente drogas”. A iniciativa, que durará a Semana Nacional de Política sobre Drogas (de 26 a 30/6), tem como objetivo reduzir o número de consumidores de entorpecentes.

Adesivaço marca início da campanha

A campanha teve seu início marcado por um adesivaço, evento realizado simultaneamente em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema. Durante o evento, mais de dois mil adesivos da campanha foram distribuídos ao público. As equipes envolvidas também aproveitaram a oportunidade para dialogar com a população sobre os riscos do consumo de drogas e sobre as possibilidades de tratamento nas comunidades terapêuticas credenciadas ao Governo do Estado.

Ações da Seprev durante a semana

Conforme explica Lideilma Alves, superintendente de Políticas sobre Drogas da Seprev, as equipes estarão ao longo da semana em sinais e espaços públicos orientando e sensibilizando a população alagoana sobre a problemática do uso de álcool e outras drogas. Ainda de acordo com Alves, a campanha também tem como objetivo divulgar os serviços oferecidos pela Rede Acolhe para tratamento de dependentes químicos, disponíveis para homens e mulheres a partir dos 12 anos de idade.

Repercussão da campanha na comunidade

A campanha já começa a causar impacto na população. Dona Lúcia, moradora do bairro do Feitosa, em Maceió, apoiou a iniciativa permitindo a colagem do adesivo em seu veículo e destacou a importância de chamar a atenção da sociedade para o tema das drogas. “Uma campanha como esta é muito pertinente, pois abre os olhos da população para um assunto tão sério e que tem afetado tantas famílias, que é o uso das drogas. Conhecemos pessoas que foram vítimas deste mal, e não é fácil. Vamos divulgar com o maior prazer”, afirmou.