Minne Santos

Laboratório de Planejamento e Projetos busca transformar programas estaduais de Alagoas em Políticas Públicas Sustentáveis

Como tornar programas estaduais de transformação urbana em políticas públicas permanentes e sustentáveis? Esta pergunta está sendo respondida pelo Laboratório de Planejamento e Projetos, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), realizada em parceria com o Governo de Alagoas e o Instituto Pólis.

Relatórios Analisam Programas de Impacto

Nesta quinta-feira (25), as instituições disponibilizaram dois relatórios produzidos no âmbito do projeto, que analisaram programas de impacto para a população alagoana: o Vida Nova nas Grotas e o Minha Cidade Linda. Para acessar os documentos, é só visitar o site http://visaoalagoas2030.al.gov.br/.

Metodologia Inspirada nos Urban Labs

Inspirada nos Urban Labs, uma ferramenta do ONU-Habitat para fomentar o planejamento urbano participativo, a metodologia promoveu diversas atividades de imersão nos programas com o objetivo de identificar suas principais demandas. Com base nos resultados, foram desenvolvidas estratégias, soluções e abordagens inovadoras para aprimorar as iniciativas e conectá-las às agendas globais de desenvolvimento urbano sustentável.

Análise Colaborativa e Participativa

No Laboratório, as iniciativas foram analisadas de forma colaborativa e a partir de diferentes perspectivas, considerando suas escalas, impactos socioeconômicos e a relevância de ambos os programas para a gestão pública local. “Esse é um ponto de partida para que possamos avaliar programas públicos, reconhecer potencialidades e estabelecer, cada vez mais, a adoção de processos participativos na gestão pública”, explicou a analista de Programas do ONU-Habitat, Paula Zacarias.

Entrega dos Relatórios e Missão Futura

Os relatórios foram entregues ao governador do Estado de Alagoas, Paulo Dantas, durante uma missão realizada em Alagoas pela oficial nacional do ONU-Habitat para o Brasil, Rayne Ferretti Moraes, no início de maio. As recomendações fazem parte dos resultados do projeto Visão Alagoas 2030, uma iniciativa do ONU-Habitat em parceria com o Governo de Alagoas que promove o fortalecimento da prosperidade urbana inclusiva e sustentável no estado.

Para saber mais sobre o Laboratório de Planejamento e Projetos e outras iniciativas do ONU-Habitat em Alagoas, visite http://visaoalagoas2030.al.gov.br/.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Governador Paulo Dantas Clama por Revisão de Acordo com Braskem Após Tragédia Ambiental em Maceió

No seio do Consórcio Nordeste, o governador Paulo Dantas levanta uma voz poderosa contra a …