Como tornar programas estaduais de transformação urbana em políticas públicas permanentes e sustentáveis? Esta pergunta está sendo respondida pelo Laboratório de Planejamento e Projetos, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), realizada em parceria com o Governo de Alagoas e o Instituto Pólis.

Relatórios Analisam Programas de Impacto

Nesta quinta-feira (25), as instituições disponibilizaram dois relatórios produzidos no âmbito do projeto, que analisaram programas de impacto para a população alagoana: o Vida Nova nas Grotas e o Minha Cidade Linda. Para acessar os documentos, é só visitar o site http://visaoalagoas2030.al.gov.br/.

Metodologia Inspirada nos Urban Labs

Inspirada nos Urban Labs, uma ferramenta do ONU-Habitat para fomentar o planejamento urbano participativo, a metodologia promoveu diversas atividades de imersão nos programas com o objetivo de identificar suas principais demandas. Com base nos resultados, foram desenvolvidas estratégias, soluções e abordagens inovadoras para aprimorar as iniciativas e conectá-las às agendas globais de desenvolvimento urbano sustentável.

Análise Colaborativa e Participativa

No Laboratório, as iniciativas foram analisadas de forma colaborativa e a partir de diferentes perspectivas, considerando suas escalas, impactos socioeconômicos e a relevância de ambos os programas para a gestão pública local. “Esse é um ponto de partida para que possamos avaliar programas públicos, reconhecer potencialidades e estabelecer, cada vez mais, a adoção de processos participativos na gestão pública”, explicou a analista de Programas do ONU-Habitat, Paula Zacarias.

Entrega dos Relatórios e Missão Futura

Os relatórios foram entregues ao governador do Estado de Alagoas, Paulo Dantas, durante uma missão realizada em Alagoas pela oficial nacional do ONU-Habitat para o Brasil, Rayne Ferretti Moraes, no início de maio. As recomendações fazem parte dos resultados do projeto Visão Alagoas 2030, uma iniciativa do ONU-Habitat em parceria com o Governo de Alagoas que promove o fortalecimento da prosperidade urbana inclusiva e sustentável no estado.

Para saber mais sobre o Laboratório de Planejamento e Projetos e outras iniciativas do ONU-Habitat em Alagoas, visite http://visaoalagoas2030.al.gov.br/.