O Observatório de Políticas Públicas de Alagoas será entregue no próximo dia 12, resultado de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), o Governo de Alagoas e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). O projeto visa criar uma plataforma aberta com dados, informações e indicadores alinhados às agendas globais de desenvolvimento sustentável, como a Agenda 2030 e a Nova Agenda Urbana.

O Observatório permitirá acompanhar o desenvolvimento dos municípios alagoanos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promover a tomada de decisão e monitoramento das políticas públicas de Alagoas baseadas em evidências. Além disso, serão produzidas análises temáticas para apoiar políticas públicas setoriais, melhorando o atendimento aos cidadãos alagoanos.

blank

Desde 2017, o ONU-Habitat trabalha em conjunto com o governo de Alagoas na elaboração de diagnósticos, estratégias e ampliação das capacidades técnicas que contribuam para o desenvolvimento urbano sustentável. A parceria tem colaborado com dados, informações e diretrizes para apoiar a implementação de iniciativas que melhorem os indicadores urbanos e socioeconômicos locais, especialmente em áreas mais precárias da capital, Maceió, e que agora serão expandidos para outros municípios do estado.