Nesta segunda-feira, 13 de março, a Assembleia Legislativa de Alagoas realizará uma sessão especial em homenagem ao mês da mulher, com o objetivo de debater o combate à violência de gênero no estado. O evento foi proposto pelo deputado Ronaldo Medeiros (PT) e contará com a participação de representantes de diversos movimentos feministas de Alagoas, entidades sindicais, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos políticos e da sociedade em geral.

O debate é uma oportunidade para ouvir as reivindicações das mulheres e construir políticas públicas que promovam o bem viver feminino no estado. De acordo com Medeiros, a violência de gênero é uma questão que exige atenção e ação por parte do poder público.

Os números da violência contra a mulher no Brasil são alarmantes: em 2022, foi registrado um recorde de casos de feminicídio, com uma mulher assassinada a cada duas horas no país. No total, foram 1,4 mil mortes motivadas por gênero. Esses números são os maiores registrados desde que a lei do feminicídio entrou em vigor, em 2015.

No Dia Internacional da Mulher, em 8 de março deste ano, diversas organizações da luta feminina realizaram manifestações em Alagoas com o tema “Pela vida das mulheres”. O evento na Assembleia Legislativa é mais uma iniciativa para combater a violência de gênero e promover a igualdade de gênero no estado.