Maceió está entre as cinco cidades brasileiras escolhidas para participar do Programa de Aceleração Digital dos Municípios. A iniciativa do BrazilLAB que é o 1ª hub de inovação GovTech do Brasil, que atua para conectar startups com o Poder Público, em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (Caf).

As cidades selecionadas irão receber oficinas, mentorias, conexões e conteúdos, com o objetivo de acelerar a transformação digital nas prefeituras.

Além da capital alagoana, Araguaína-TO, Belo Horizonte-MG, Campo Grande-MS, e Porto Alegre-RS foram escolhidas. Juntas, elas somam uma população de mais de 6,5 milhões de habitantes, que serão impactados com a aceleração da transformação digital de suas prefeituras e ampliação de sua conexão com o ecossistema GovTech.

O programa oferece atividades de forma  presenciais e on-line, com ferramentas tecnológicas, interação assíncrona e síncrona e conteúdos especializados, desenvolvidos para capacitar os participantes nas competências necessárias para liderar a transformação digital da Prefeitura.

Além disso, busca desenvolver a contratação de soluções inovadoras para problemas públicos e da elaboração de uma Estratégia Municipal de Governo Digital/GovTech, a partir de planos de ação de transformação digital, desenvolvendo mentorias, individuais e coletivas, com especialistas da rede BraziLAB e uma ampla rede de empreendedores, gestores públicos, especialistas, investidores e representantes de ONGs, universidades e empresas, bem como os vários apoiadores, nacionais e internacionais do programa.