O Brasil fez história na ginástica rítmica ao conquistar seu primeiro ouro em uma etapa da Copa do Mundo nesse domingo (7). O conjunto brasileiro formado por Giovanna Silva, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Victória Borges e a alagoana Maria Eduarda Arakaki venceu a prova de cinco arcos do Challenge de Portimão, em Portugal. Com uma apresentação impecável ao som de “I Wanna Dance With Somebody”, de Whitney Houston, as brasileiras somaram 34,600 pontos, superando Espanha (34,450) e Itália (33,800), ambas medalhistas na prova de cinco arcos no Mundial do ano passado.

A conquista do ouro foi uma reviravolta após duas exibições com pequenas falhas nas classificatórias. O Brasil ficou em sétimo lugar no conjunto de cinco arcos (30,550) e 10º na prova mista de fitas e bolas (23,200), não se classificando para a decisão do aparelho. No geral, o Brasil ficou em oitavo lugar, com 53,750 pontos.

Nas provas individuais, Geovanna Santos competiu na final da fita e terminou em sexto lugar, com 28,400 pontos ao som de “Rajadão”, de Pabllo Vittar. A ginasta repetiu a colocação da classificatória, somando 28,450 pontos. Ela ficou em 13ª posição na prova olímpica geral, com 110,600 pontos.

O conjunto brasileiro agora se prepara para buscar uma vaga olímpica no Mundial de Valencia, na Espanha, em agosto.