Agência Alagoas

Dia do Motorista: profissionais representam mais de 30% dos condutores em Alagoas

No transporte de cargas ou de passageiros pelas estradas e rodovias, os motoristas profissionais desempenham um papel fundamental em todo o país. Por toda a responsabilidade que eles possuem, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) orienta a categoria, que é necessário redobrar os cuidados no trânsito quando saírem para trabalhar.

Em Alagoas, o Detran tem registrado 674.281 condutores, sendo 228.179 possuem atividade remunerada na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o que representa 33,84% do total, sendo a categoria AB com o maior número de CNHs emitidas pelo órgão estadual, com 111.925, o que mostra um grande número de pessoas trabalhando utilizando motocicletas ou carros.

Para Marco Fireman, diretor-presidente do Detran-AL, esse percentual é expressivo mostrando que muitos alagoanos levam o sustento para casa trabalhando como motoristas de aplicativo, de ônibus, de vans, taxistas, mototaxistas, entregadores e caminhoneiros.

“São esses profissionais que fazem o estado se mover, sendo uma peça extremamente importante para a economia local, fazendo o transporte de alimentos, remédios, matérias primas, além do transporte de pessoas”, afirmou o diretor-presidente.

Ricardo Couto, analista de trânsito do Detran-AL, falou que todos os condutores devem ter cuidado quando pegam um veículo e saem de casa, seguindo o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas os motoristas profissionais têm uma responsabilidade maior por estarem transportando vidas.

“Os profissionais que trabalham no trânsito precisam ter mais atenção, responsabilidade e consciência quando estão conduzindo um veículo e cumprir algumas exigências que constam no CTB e definidas pelo Contran. Os motoristas que fazem o transporte de cargas precisam estar atentos se os itens transportados estão cobertos e bem amarrados, dependendo do material, os profissionais irão precisar de cursos específicos, como por exemplo, para cargas perigosas”, alertou.

“E a principal orientação que podemos dar para esses profissionais são os cuidados com a saúde, que em alguns casos são negligenciados pela correria do dia a dia. Eles precisam se alimentar de maneira saudável, estar com o sono regulado, e não fazer uso de nenhum medicamento sem prescrição médica, especialmente aqueles que são estimulantes”, disse o analista de trânsito.

Depois da categoria AB, as maiores emissões de CNHs são nas categorias: B, com 47.116; AD, com 35.555; e categoria D, com 15.697 carteiras emitidas pelo Detran-AL.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

ALAGOAS PIONEIRA NA LUTA CONTRA A FOME COM O REVOLUCIONÁRIO “ALAGOAS SEM FOME”

O estado de Alagoas, reconhecido por suas belas praias e rica cultura, agora se destaca …