A comissão do programa Alagoas Feita à Mão se reuniu nesta terça-feira (25), na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), para propor ações de promoção e incentivo ao artesanato alagoano e apresentar resultados dos trabalhos desenvolvidos no último mês.

Durante o encontro, foram discutidas pautas referentes às ações de incentivo ao artesanato alagoano, como a visita técnica da equipe do Programa ao Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro; os resultados da comercialização da Fenearte, que ocorreu no Recife durante os dias 5 a 16 de junho; a participação dos artesãos em feira de turismo através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e editais ligados à Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL).

Segundo a presidente da comissão e secretária de Estado da Primeira Infância, Paula Dantas, o encontro do grupo é essencial para manter o alinhamento entre os segmentos que compõem o artesanato alagoano.

blank

“A reunião de hoje foi muito produtiva. Conseguimos apresentar os resultados da visita feita pela nossa equipe técnica ao CRAB do Rio de Janeiro, já pensando no nosso Centro de Artesanato, que vai ser uma das principais entregas do governo Paulo Dantas. Além disso, trouxemos também o resultado da Fenearte, que teve a maior venda de todos os tempos. Discutimos assuntos superpositivos, mas ouvimos também as necessidades do setor, como algumas mudanças nos editais do PAB para participação em feiras e outras pautas importantes. O importante é que reuniões como essa continuem acontecendo. Não existe política pública se a gente não tiver a troca entre os setores – entre o Sebrae/AL, a Ufal, a sociedade civil e o governo de Alagoas”, destaca a secretária.

De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, o Governo de Alagoas está comprometido com a valorização do trabalho feito pelos artesãos do estado.

“Estamos atuando em conjunto em diversas frentes no artesanato alagoano, discutindo políticas públicas e projetos para alavancar cada vez mais o setor. Esta comissão é resultado de um pleito antigo dos artesãos, e estamos aqui para escutar, debater e executar ações que beneficiem o artesanato do nosso estado”, pontua Caroline Balbino.

blank

A reunião da comissão da AFAn contou com a presença da secretária da Sedics/AL, Caroline Balbino; da secretária da Primeira Infância e presidente da comissão do Alagoas Feita à Mão, Paula Dantas; e de representantes de entidades, como a Ufal, Sebrae/AL, além de gestores do Governo de Alagoas e membros da sociedade civil.