Alagoas lidera concessão de bolsas de mestrado e doutorado no Nordeste e avança no ranking nacional

Alagoas se tornou o líder no Nordeste e subiu para a 2ª posição nacional na concessão de bolsas de mestrado e doutorado, conforme aponta o Ranking de Competitividade dos Estados. A conquista reflete o trabalho da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), que têm intensificado os investimentos em ciência e tecnologia, promovendo o desenvolvimento acadêmico e a formação de novos pesquisadores no estado.

Avanço de Alagoas no Ranking Nacional

Alagoas alcançou um importante marco ao conquistar a 1ª posição no Nordeste e a 2ª no Brasil na concessão de bolsas de mestrado e doutorado. Em comparação com 2023, o estado subiu da 5ª para a 2ª posição nacional, evidenciando o impacto positivo das políticas públicas voltadas para a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Além disso, Alagoas avançou no ranking geral de competitividade, passando da 15ª para a 12ª posição no pilar de inovação, que considera investimentos em P&D, patentes e empresas de alto crescimento.

Ações da Secti e Fapeal

A Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal) têm desempenhado um papel crucial na concessão de bolsas de estudo e no apoio à pesquisa em Alagoas. Nos últimos dois anos, foi aplicado um reajuste de 40% nas bolsas, o que reforça o compromisso do estado com a formação de novos pesquisadores. Além disso, a Fapeal tem apoiado projetos como o Centro de Inovações do Jaraguá, que contribui para o desenvolvimento da economia do conhecimento e a inovação no estado.

Impacto na Educação e Inovação

A liderança de Alagoas no ranking nacional de concessão de bolsas reflete uma verdadeira revolução silenciosa na educação e inovação do estado. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), como a maior detentora de cursos de pós-graduação stricto sensu, tem sido fundamental para essa transformação. Com o apoio da Fapeal, a Ufal conseguiu melhorar o conceito de dois terços de seus cursos de pós-graduação, mesmo durante a crise e a pandemia da Covid-19. Esse ambiente propício para a inovação está criando uma nova realidade para Alagoas, com profissionais altamente qualificados impulsionando a economia do conhecimento.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Pesquisa da UFAL sobre fármacos de platina é capa de revista especializada na Alemanha

A pesquisa sobre complexos de platina realizada por Gabriela Monteiro, bolsista do Programa de Iniciação …