Marcelo Barros

VICE-PRESIDENTE DE TECNOLOGIA E PROJETOS AVANÇADOS DA EMBRAER FALA SOBRE OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS NO EFF 2024

Foto: Luiz Camões / Defesa em Foco

O Dr. Cleiton Diniz Pereira da Silva e Silva, Vice-presidente de Tecnologia e Projetos Avançados da EMBRAER, inaugurou a segunda edição do Engineering Education for the Future (EEF) 2024, realizada em São José dos Campos. O evento, concebido inicialmente pelos alunos do ITA em 2019, retomou com força total após uma pausa devido à pandemia, reunindo especialistas para discutir o futuro da educação em engenharia.

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Desafios Atuais na Formação de Engenheiros

Foto: Luiz Camões / Defesa em Foco

Durante sua apresentação, Dr. Cleiton expressou a constante inquietação com a formação de engenheiros no Brasil, destacando as rápidas mudanças tecnológicas que impõem novos desafios à educação e à absorção desses profissionais pelo mercado de trabalho. A preocupação central é como os cursos de engenharia podem manter a motivação dos estudantes, garantir sua retenção e prepará-los para serem absorvidos não apenas pela indústria, mas em variados setores da economia, incluindo o financeiro, onde muitos engenheiros têm encontrado oportunidades.

Inovações e Discussões no EEF 2024

O EEF 2024 está estruturado em cinco grandes grupos, incluindo fóruns de discussão com palestrantes do governo, academia e setor industrial, e uma mostra tecnológica onde laboratórios do DCPAE do ITA apresentarão seus desenvolvimentos. Além disso, o evento inclui três seções de desafios, destacando-se o Science Challenge e o ITA Challenge, onde alunos de diversas instituições competirão apresentando soluções inovadoras e produtos emergentes.

Esperanças e Expectativas para o Futuro

O evento busca não apenas discutir os problemas atuais, mas também fomentar uma rede de colaboração entre universidades, indústrias e o governo para adaptar a educação em engenharia às necessidades do mercado e aos avanços tecnológicos. As conclusões e resultados do EEF serão resumidos em um relatório detalhado, visando influenciar positivamente as políticas educacionais e de desenvolvimento industrial.

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