Ocorreu no dia 11 de abril a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Capacitação, sob a égide da Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar (CEDEMAR). Este encontro, realizado a bordo do Navio Oceanográfico “Prof. Luiz Carlos” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), marcou um momento significativo para a economia marítima do Estado do Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Liderança e Participação Colaborativa

Sob a liderança do Almirante de Esquadra Marcelo Campos, Presidente da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), o GT reuniu especialistas de instituições renomadas, incluindo a UFRJ, UERJ, INPO-COPPE/UFRJ, Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM/MB), além de entidades como FIPERJ, PESAGRO, e SENAR/FAERJ. Este grupo diversificado de representantes destaca o esforço colaborativo entre universidades, institutos de pesquisa, fundações e a Secretaria de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro (SEENEMAR).

Objetivos e Estratégias do Grupo de Trabalho

O principal objetivo deste grupo é desenvolver estratégias que promovam a capacitação profissional, pesquisa e inovação nas atividades marítimas prioritárias. Estas estratégias serão fundamentais para apoiar a formulação de políticas públicas eficientes, dirigidas pelo CEDEMAR, para estimular e desenvolver a economia do mar no estado. A expectativa é que essas iniciativas possam resultar em avanços significativos na sustentabilidade e rentabilidade do setor marítimo regional.

Importância do Desenvolvimento Marítimo

O desenvolvimento da economia do mar é vital para o Estado do Rio de Janeiro, uma região com uma extensa linha costeira e uma rica biodiversidade marinha. O fortalecimento deste setor não só impulsiona o crescimento econômico local mas também promove a conservação ambiental e o desenvolvimento social, integrando mais efetivamente o mar na economia verde emergente.

Acompanhamento Contínuo

Para mais informações sobre as atividades e progressos da FEMAR e do GT de Pesquisa e Inovação da CEDEMAR, interessados podem visitar o link: Fundação FEMAR.