Thiago Ataíde/ Ascom Seduc

Programa Criança Alfabetizada celebra alcance de avaliação formativa em Alagoas

O programa Criança Alfabetizada contabiliza já resultados animadores em Alagoas, graças à mobilização dos profissionais responsáveis por garantir a alfabetização na idade certa. E é para garantir que toda criança com até sete anos de idade saiba ler e escrever que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) investe em processos formativos e promove avaliações, garantindo, ainda, a compra e distribuição de material didático.

Prova disso é que o programa já conseguiu elevar o Índice de Fluência Leitora (IFL), considerando o intervalo entre a primeira avaliação diagnóstica – que envolveu 36 mil jovens e foi realizada no dia 13 de abril – e a avaliação formativa, aplicada no mês de julho e com a qual o professor monitora o progresso do estudante. Em pouco mais de três meses, a média geral saiu de 2,8 para 3,9 em Alagoas.

“A avaliação da fluência leitora é um instrumento importante para medir a alfabetização dos nossos alunos. E já registramos uma melhoria significativa entre os estudantes de 1º e 2º anos do ensino fundamental. Afinal, mais de seis mil alunos deixaram o nível pré-leitor, quando ainda não se consegue fazer uma leitura em voz alta. Isso é fruto da dedicação não apenas da equipe da rede estadual de ensino, mas também dos municípios, no processo de formação dos nossos alfabetizadores e gestores escolares”, explica a gerente especial de Fortalecimento da Educação Infantil e Anos Iniciais da Seduc, Patrícia Torres.

A também coordenadora do Criança Alfabetizada destaca, ainda, a importância da contribuição de parceiros como a Associação Bem Comum junto aos seis mil professores alfabetizadores espalhados pelo estado.

Secretária executiva do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios da Seduc, Sueleide Duarte, por sua vez, reforça o alcance do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), instituído em 2022. Na quinta-feira (19), a secretária, inclusive, participou de um encontro entre formadores regionais das 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs). “O Criança Alfabetizada veio para nos mostrar que é possível alfabetizar na idade certa, no chão de escola, e em parceria com os municípios alagoanos. Somente assim é que alcançaremos nossos objetivos”, atesta.

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Quem também comemora o resultado são os formadores regionais, que reconhecem a importância do regime colaborativo. “O processo está sendo elogiado, nas escolas, pelos professores e articuladores de ensino. Tudo por conta da eficácia do programa, que consegue unir teoria e prática”, avalia Nadeje Fidelis, formadora da 13ª GEE, que compreende escolas de 21 bairros  de Maceió.

Já Maria Josimere Mendonça é formadora da 2ª GEE, sediada na cidade de São Miguel dos Campos, e reforça o sucesso da estratégia. “O programa é fantástico porque é funcional e vai além da leitura. Isso tem motivado os professores e gestores escolares, que já mudaram certos procedimentos. Hoje, cada um sabe o que fazer para contribuir com o seu melhor e, portanto, obter o resultado esperado”.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

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Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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