Ascom Uncisal

Uncisal quadruplica programas de pós-graduação stricto sensu em cinco anos

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) é destaque quando o assunto é pós-graduação. Nos últimos cinco anos, a instituição deu um salto de qualidade e quadruplicou os seus programas stricto sensu, ou seja, a oferta de cursos de mestrado e doutorado, alcançando os melhores resultados de sua história. A universidade, agora, planeja a expansão e o fortalecimento desses programas.

O primeiro curso de mestrado próprio da Uncisal foi criado no ano de 2017, quando a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o mestrado em Ensino em Saúde e Tecnologia. Desde então, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) vem se dedicando a criar novos mecanismos que fortaleçam a área.

Os esforços da Propep resultaram na aprovação, em 2020, de um mestrado acadêmico em associação com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): o Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia. Em 2022, a Uncisal teve aprovado o Programa de Pós-graduação em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família e o Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.

De acordo com Mara Ribeiro, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal, o crescimento dos programas de pós-graduação da Uncisal é resultado do planejamento que a área vem traçando ao longo dos últimos anos. A pró-reitora destaca, de forma especial, as iniciativas de fomento criadas dentro da universidade e as parcerias com outras instituições públicas, o que, segundo ela, favoreceram o ambiente de pesquisa acadêmica.

“No âmbito interno, criamos o Programa de Incentivo Científico e Apoio à Pesquisa, que possibilitou o apoio financeiro à produção científica, técnica e tecnológica dos docentes que são ligados aos nossos programas de mestrado, potencializando a publicação de artigos em periódicos de alto impacto, registros de patentes e softwares e publicação de livros. Também criamos a Bolsa de Incentivo à Pesquisa”, explica a pró-reitora Mara Ribeiro.

Outro avanço, conforme a pró-reitora, foi a aprovação do “Projeto de Infraestrutura e Inovação da Pós-graduação da Uncisal”, pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas. O projeto possibilitou um aporte de mais de R$ 800 mil, que vai resultar na criação do Polo de Pós-Graduação Profª Nadeje Amália do Nascimento, um novo prédio, de uso exclusivo da pós-graduação stricto sensu.

O espaço contará com salas para coordenações e secretarias, salas de aulas e de reunião, auditório e laboratório de informática, possibilitando atividades de aulas, reuniões dos grupos de pesquisa e realização de cursos e eventos científicos.

Para Juliane Cabral, responsável pelo acompanhamento dos programas existentes e pela ampliação de novos programas, os cursos de mestrado e doutorado fortalecem a pesquisa na instituição, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico e buscando assumir resoluções para as necessidades da realidade nacional, regional e local.

“Como previsto em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional atual, estamos buscando fortalecer os programas existentes, além de ampliar o número de programas, em especial de doutorado, com o propósito de contribuir com o crescimento científico de Alagoas e com soluções para demandas em âmbito nacional, regional e local”, ressalta Juliane Cabral.

Para os próximos anos, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal confirma a oferta do curso de doutorado em Saúde da Família e aguarda o resultado da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior sobre proposta de curso de doutorado em Fonoaudiologia, submetida no início de 2023. Além disso, a Propep tem se dedicado para a aprovação do curso de Mestrado em Medicina Translacional.

About Redação Maceió em Foco

blank

Check Also

blank

MAIS DE 300 MIL ALUNOS PARTICIPAM DA OBMEP 2024 EM ALAGOAS

Mais de 337 mil estudantes alagoanos estão prontos para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira …