Socioeducandos de Alagoas aprendem sobre a história e a cultura do Nordeste

Adolescentes do Sistema Socioeducativo de Alagoas ampliaram o conhecimento sobre a história e a cultura nordestina ao participar do projeto Conhecendo o Nordeste, desenvolvido pela Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). A culminância aconteceu nesta quinta-feira (10) e contou com a presença de familiares dos socioeducandos.

Segundo a gerente de Desenvolvimento Integral da Sumese, Cássia Moreno, o objetivo foi apresentar aos adolescentes as riquezas da região Nordeste, que muitas vezes não são conhecidas com profundidade.

“Durante dois meses, trabalhamos com os adolescentes as principais características do Nordeste através de aulas teóricas e práticas, rodas de conversa, apresentação de documentários e filmes que retratam o Nordeste e suas particularidades. Nossa música também foi trabalhada. Eles aprenderam o hino de Alagoas, o hino nacional e desenvolveram uma apresentação cultural que provocou grandes descobertas”, afirmou.

O primeiro ciclo do projeto teve a participação dos adolescentes da Unidade de Internação Masculina Extensão (UIME A e B), mas a ideia é contemplar todas as unidades de internação, abordando as demais regiões do Brasil.

“Vamos trabalhar todo o Brasil e suas regiões. Vamos estudar os sotaques, a culinária, as produções culturais, tudo isso será trazido como parte do conhecimento proposto. A previsão é realizarmos no mês de dezembro uma grande culminância desse conteúdo, com a participação de todas as unidades, em uma grande feira cultural”, adiantou.

O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, ressalta que a medida socioeducativa em Alagoas tem inovado em sua didática e obtido êxito na reinserção social deste público. Segundo ele, as atividades multidisciplinares são parte desse processo e têm contribuído para a transformação de jovens e adolescentes em conflito com a lei.

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“É um momento diferenciado com nossos alunos, pois, além da apresentação dos conteúdos educacionais, a cultura é trabalhada de forma prática e complementa o que é ensinado em sala de aula. Além disso, a participação das famílias fortalece os vínculos e contribui para o resgate das relações sociais e afetivas, o que terá um resultado muito importante lá na frente, ao final da medida”, destacou o superintendente.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

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Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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