Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Em Maceió, filósofo Leandro Karnal fala a servidores sobre os desafios da Educação

O Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, foi palco, nesta terça-feira (1º), do Congresso Estadual de Educação, evento que reuniu centenas de profissionais da rede estadual de ensino para debater sobre a Educação em Alagoas. Com uma vasta programação, o congresso mobilizou professores, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e gestores escolares, além de toda a equipe técnica das Gerências Especiais da Educação (GEEs).

Além da distribuição de livros didáticos que vão apoiar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores do Ensino Fundamental, aprimorando, assim, o processo de ensino e aprendizagem, o evento realizado em parceria com a Editora Veloz também contou com a palestra do professor, historiador e filósofo Leandro Karnal.

Rememorando sua trajetória de 41 anos de magistério, o palestrante relatou várias experiências e desafios, discorrendo sobre aspectos como protagonismo e liderança. Para o também escritor, as tarefas de quem resolveu abraçar a profissão ‘vão muito além da sala de aula’.

“O mundo é líquido. As relações, voláteis. A mudança ocorre, e isso independe da minha vontade. Portanto, como preparar nossos alunos para um mundo que ainda não existe? Por isso é que precisamos preparar a melhor comida, o melhor banquete, mas não empurrá-lo goela abaixo. Afinal, educar é construir pontes, enquanto nós, professores, somos sempre o aluno mais velho”, salientou Karnal, que emocionou a todos ao homenagear uma professora da rede estadual.

É que Sebastiana Vilela, coordenadora pedagógica da Escola Humberto Mendes, localizada no município de Palmeira dos Índios, completou 50 anos de magistério, sendo 22 deles na Educação Estadual, e recebeu das mãos do palestrante um buquê de flores.

“A palestra foi maravilhosa. Eu passaria o dia inteiro ouvindo o Leandro Karnal, porque ele transmite aquilo que a gente precisa ouvir. Levarei paz, coragem, força, harmonia, sabedoria e discernimento para os meus alunos, para que eles possam efetivamente dar o seu melhor, como frisou Karnal. Afinal, nossa missão é grandiosa. Não à toa, somos responsáveis pelo futuro de toda uma geração”, comentou a professora, destacando o alcance da iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Momento de celebração

O secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, em discurso que abriu oficialmente o evento, reforçou a importância da tarefa assumida por todos aqueles que escolhem a educação como missão de vida.

blank

“É um momento de muita alegria e celebração para todos nós. É uma honra estar aqui com vocês, professores e professoras, e demais profissionais da educação. Fazer educação não é fácil, mas quando a gente se dedica, quando a gente ama o que faz, a gente olha para o outro e enxerga seu potencial, o potencial de evoluir como ser humano. Por isso é que temos trabalhado para ofertar cada vez mais oportunidades para todos por meio da educação”, afirmou o secretário, reforçando o compromisso do Governo de Alagoas com a permanente valorização do servidor.

O congresso contou, ainda, com as presenças do secretário-executivo de Gestão Interna, Adaelson Correia, do secretário de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Daniel Marinho, da secretária especial de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Sueleide Barbosa, e do presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-AL), Djalma Barros, além dos reitores da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Henrique Costa e Carlos Guedes, respectivamente.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

MACEIÓ TERÁ NOVA VIA QUE LIGA TABULEIRO DO MARTINS AO ANTARES

Maceió está prestes a ter sua malha viária ampliada com a construção de uma nova …