Pei Fon / Agência Alagoas

Alagoas Investe em Ciência: Prêmio Excelência Acadêmica e Injeção de Recursos na Pós-Graduação

Na tarde de segunda-feira (5), o Governador Paulo Dantas fez uma entrega especial. Trinta e dois pesquisadores receberam certificados do Prêmio Excelência Acadêmica, uma iniciativa promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Alagoas (Fapeal). Além disso, o governador também assinou o termo para a liberação de recursos destinados à estruturação da pós-graduação na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

O Prêmio Excelência Acadêmica é parte do Programa Mais Ciência, Mais Futuro, destinado a apoiar pesquisadores cujos trabalhos foram aceitos em revistas científicas nacionais e internacionais classificadas como Qualis A – o indicador de qualidade mais alto para esse tipo de publicação.

Reconhecimento e Investimento na Ciência

Para o governador Paulo Dantas, os certificados são um reconhecimento aos pesquisadores do estado cujos trabalhos científicos alcançaram um nível de excelência suficiente para serem aceitos nas melhores revistas científicas, tanto nacionais quanto internacionais.

Incentivar a pesquisa científica é investir no futuro, é investir na qualidade de vida da nossa população, porque é a partir dessas pesquisas que muitas coisas são descobertas e podem mudar a vida de milhões de pessoas. Agora, a ciência e a pesquisa terão vez. Tenham certeza que o estado de Alagoas vai investir muito mais na área da pesquisa, tecnologia e inovação, pois estamos investindo no futuro”, declarou o governador.

Discursos Emocionantes e Priorização da Ciência

Representando os docentes, a professora doutora Maria Dolores Fortes Alves fez um emocionante relato sobre sua vida acadêmica. Com uma deficiência física, Maria Dolores enfatizou a importância da concessão de bolsas de estudo e, principalmente, do investimento em ciência e pesquisa.

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, destacou o quanto o Governador Paulo Dantas tem investido em ciência e tecnologia e que uma de suas prioridades sempre foi investir na área que mais gera empregos e renda no mundo.

Investimento em Pós-Graduação na Uncisal

Serão liberados R$ 835 mil em recursos da Secti/Fapeal para investimentos em infraestrutura dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) da Uncisal. O investimento do Governo de Alagoas, por meio da Secti, Fapeal e Sesau, na qualidade dos programas próprios da Uncisal, contribuiu para o aumento do conceito Capes no ciclo 2017-2020.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

MAIS DE 300 MIL ALUNOS PARTICIPAM DA OBMEP 2024 EM ALAGOAS

Mais de 337 mil estudantes alagoanos estão prontos para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira …