Estudantes alagoanos são premiados na Olimpíada de Matemática

Treze estudantes da rede estadual de ensino de Alagoas foram premiados na cerimônia de entrega de medalhas e menções honrosas da Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM). A competição, organizada pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ocorre desde 2003 e teve um número recorde de inscritos em 2022, com dois mil participantes.

Alunos do Colégio Tiradentes, da Polícia Militar, da Unidade Agreste, e das escolas estaduais Ovídio Edgar e Moreira e Silva, de Maceió, foram premiados na OAM. A premiação representa o reconhecimento pelo esforço e dedicação dos estudantes, que destacam a importância da participação em olimpíadas de conhecimento para ampliar a visão e desafiar ainda mais os conhecimentos adquiridos no dia a dia.

“A receita para conquistar uma medalha é se dedicar muito e ter organização. Hoje, graças às olimpíadas, tenho uma visão mais ampla da matemática”, diz Kawany Moreira, que recebeu seu segundo ouro na competição. Já Amon Chalegre, bronze na OAM e medalhista de bronze na OBMEP, afirma que participar das olimpíadas permite ao estudante se desafiar ainda mais e ir além do que se aprende no dia a dia.

Os irmãos Pedro e Paulo Vasconcelos também foram premiados, com menção honrosa e bronze na OAM 2022. Eles já haviam conquistado prata e ouro em edições prévias da OAM, além do bronze na OBMEP. A participação nas olimpíadas não só trouxe conquistas pessoais, mas também contribuiu para divulgar a importância da matemática.

blank

Os gestores escolares presentes à premiação destacaram o orgulho pela conquista dos alunos, e o major PM Marcelo Macedo, com dez premiados no evento, afirmou que a participação nas olimpíadas já prepara os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para os interessados em participar da OAM 2023, os avisos serão publicados no Instagram da competição (oam.alagoas) e no site do Instituto de Matemática da Ufal. Os medalhistas de 2022 serão convidados a participarem dos treinamentos relacionados à olimpíada que temos em Alagoas e que, geralmente, são ministrados no IFAL e na Ufal, informa Alan Pereira, um dos coordenadores da OAM.

About Marcelo Barros, com informações da Prefeitura de Maceió

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

MAIS DE 300 MIL ALUNOS PARTICIPAM DA OBMEP 2024 EM ALAGOAS

Mais de 337 mil estudantes alagoanos estão prontos para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira …