Evento homenageia servidoras da Semed. Foto: Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed

Empoderando mulheres na educação: a importância da valorização e do reconhecimento

Nesta quarta-feira, 8 de Março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, uma data marcada por lutas históricas por direitos iguais entre homens e mulheres. Ainda que muitos avanços tenham sido conquistados ao longo dos anos, sabemos que há muito a ser feito para garantir a equidade de gênero em todas as esferas da sociedade. Na área da educação, em especial, o empoderamento feminino é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e críticos.

Por isso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió, em Alagoas, promove o evento “Eu sou todas que desejo ser”, uma roda de conversa e dinâmicas voltadas para servidoras. O objetivo é homenagear e empoderar as mulheres que trabalham na educação pública municipal, valorizando o papel que desempenham na formação dos alunos e no avanço da educação no município.

A Semed é composta majoritariamente por mulheres, o que demonstra a força e a capacidade feminina na área da educação. Porém, mesmo com a maioria feminina, as mulheres ainda enfrentam desafios e obstáculos no mercado de trabalho, principalmente em áreas historicamente dominadas por homens. Por isso, é importante valorizar e reconhecer o trabalho dessas mulheres, destacando a sua importância e o papel fundamental que desempenham na educação.

Durante o evento, serão realizadas dinâmicas e uma mesa redonda com renomadas profissionais do empoderamento feminino de Alagoas, como a procuradora de Justiça do Estado de Alagoas, doutora Marluce Caldas, a psicopedagoga Quézia Freitas Pereira e a sexóloga Zoelma Lima. Além disso, serão sorteados mais de 30 brindes, como forma de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho realizado pelas servidoras.

A valorização das mulheres na educação não é apenas uma questão de justiça e igualdade, mas também um fator determinante para o sucesso do sistema educacional. As mulheres são responsáveis por transmitir conhecimentos, valores e princípios que contribuem para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes, além de serem fontes de inspiração e motivação para as novas gerações.

Portanto, eventos como este promovido pela Semed são essenciais para homenagear e empoderar as mulheres que trabalham na educação pública municipal, valorizando o papel que desempenham na formação dos alunos e no avanço da educação em Maceió. É preciso reconhecer e valorizar o trabalho dessas profissionais, para que possam continuar a inspirar e transformar a vida de muitas pessoas.

About Redação Maceió em Foco

Check Also

blank

MAIS DE 300 MIL ALUNOS PARTICIPAM DA OBMEP 2024 EM ALAGOAS

Mais de 337 mil estudantes alagoanos estão prontos para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira …