Avaliação foi feita de forma presencial e online. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

Secretaria de Educação realiza levantamento para avaliar indicadores de qualidade no ensino municipal

A Secretaria Municipal de Educação realizou um levantamento com o objetivo de identificar os pontos positivos e negativos do ensino, a fim de aprimorá-lo durante o ano letivo de 2023. A pesquisa foi aplicada em 21 escolas, e os alunos do 6º ao 9º ano responderam ao questionário. A metodologia utilizada foi desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a pesquisa avaliou o ambiente escolar, o processo de ensino-aprendizagem, o ambiente físico escolar, entre outros fatores.

Juliane Medeiros, coordenadora do Ensino Fundamental, ressaltou a importância dos indicadores para aprimorar a prática educativa: “São dados que colaboram para a gente rever a nossa prática e reorganizar as nossas ações, então, fizemos esse levantamento ano passado que traz pontos importantes para o planejamento de 2023. Os indicadores existem para que a gente possa olhar para dentro e que possa contribuir para melhores resultados”.

A pesquisa, que foi respondida de forma presencial e online, ouviu 505 alunos, o equivalente a 7% do total de estudantes matriculados nas escolas participantes. O questionário foi considerado confiável em 95% dos casos. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de escrever sobre aspectos da comunidade escolar que não foram contemplados na pesquisa. As ações serão desenvolvidas a partir dos resultados obtidos no questionário.

About Marcelo Barros, com informações da Prefeitura de Maceió

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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