As mudanças diárias no mercado de trabalho, com novas e atualizadas maneiras de garantir renda com produção, fez a vereadora Olívia Tenório (MDB) propor um projeto de lei para que as escolas do município possam ensinar aos estudantes o empreendedorismo. O Programa Municipal de Educação Empreendedora (PMEE) foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores e já é Lei em Maceió.

Esta semana Olívia celebrou a entrada em vigor da proposta que poderá mudar os rumos e perspectivas dos estudantes com a consciência de que também podem começar um negócio próprio ou colaborar de forma única em algum que já exista. A iniciativa visa gerar uma cultura que valorize a busca de conhecimento e formação com vistas a inserção direta no mercado de forma autônoma e diferenciada.

“O programa visa inserir nas escolas uma mentalidade empreendedora para que o aluno possa se destacar em suas atividades, fazendo diferencial em sua própria vida e na área em que queria atuar”, explica a vereadora Olívia Tenório.

O PMEE será aplicado nas diversas áreas do conhecimento, sendo a temática do empreendedorismo tratada como parte diversificada na grade curricular em todos os níveis da rede municipal de ensino.

A vereadora lembra que na atual conjuntura econômica os processos de geração de renda, que dependem exclusivamente, da inserção tradicional no mercado de trabalho sofrem abalos com a variação da empregabilidade. Ou seja, mesmo quando há mão de obra qualificada, nem sempre existem vagas de trabalho já que a ampliação das contratação dependem de diversas situações favoráveis a produção.

“Então se formarmos uma geração que compreenda que sua força de trabalho também pode ser comercializada diretamente com o que produzem estaremos lhes dando mais autonomia e ao mesmo tempo também iremos favorecer a economia com  a redução do número de pessoas que estarão fora do mercado”, completou Olívia.