A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) sediou, nesta terça-feira (25), as atividades do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fempe). Formado por instituições de apoio a microempresas e representantes do governo estadual, o fórum busca articular um espaço para discutir as demandas do setor alagoano. Durante o encontro foi discutida a inclusão de novos entidades e pautas temáticas ligadas à inovação, sustentabilidade, incremento de tecnologia, estímulo ao empreendedorismo feminino e ao empreendedorismo social.
Segundo a secretária Caroline Balbino, o fórum é de extrema importância para integrar a relação do setor privado e público, facilitando a criação de políticas públicas eficientes para o segmento, que representa 95% das empresas ativas a nível estadual. “O FEMPE passou alguns anos sem funcionamento, e agora já estamos na nossa segunda reunião. Essa é uma conquista muito grande para o setor e para Alagoas. O fórum vem para reunir diversas entidades e construir políticas públicas para as microempresas de Alagoas, cuidando dos aspectos não tributários relativos ao tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresários alagoanos, e promovendo ações que estejam em consonância às problemáticas do setor”, reitera.
O FEMPE
Instituído pelo decreto nº 4.000/2008 o fórum é formado por instituições de apoio e representatividade das microempresas e empresas de pequeno porte, entre elas as instituições de ensino superior Cesmac, FAT, Unit, FAN/FGV, Estácio e Ufal; Rede Global do Empreendedorismo (RGE); Movimento Alagoas Competitiva (MAC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Conselho de Jovens Empreendedores de Alagoas (CJE); Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA); Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio); Junta Comercial de Alagoas (Juceal); Sebrae; BNDES; BNB; Caixa Econômica Federal (CEF); Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz); Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc).