Governador discute ampliação de conectividade em Alagoas

O governador Paulo Dantas visitou nesta quarta-feira, em Brasília, a sede no Brasil da empresa chinesa Huawei, maior fornecedora de equipamentos para redes de tecnologia e telecomunicações do mundo. Ele aproveitou a oportunidade para convidar o vice-presidente de Relações Públicas da Huawei Brasil, Atílio Rulli, e equipe para uma missão em Alagoas. A intenção é dar o primeiro passo para a construção de parcerias do Estado com a empresa, que a cada dia expande sua presença no mercado.

“O Governo de Alagoas quer antes de tudo ampliar a conectividade pelo interior e nas áreas periféricas, como forma de ampliar o acesso do alagoano à internet. Estamos em plena construção de um Plano de Transformação Digital e queremos parcerias que resultem em melhores serviços públicos, principalmente, nas áreas de saúde, educação e segurança pública. Temos acompanhado projetos exitosos em outros estados e queremos discuti-los também em Alagoas”, disse.

Paulo lembrou que encontrou nesta semana com o embaixador da China e que a prospecção de novas parcerias está em pauta na gestão alagoana. Ele também contou que visitou o Uruguai para conhecer iniciativas que utilizam a tecnologia para melhorar a gestão pública e os resultados para o desenvolvimento socioeconômico. Com a Huawei, Alagoas pode alcançar ações que viabilizem ações nas áreas de Educação, de transformação digital, de acesso à internet em comunidades mais pobres e em desenvolvimento de tecnologias com inteligência artificial.

Atílio Rulli aceitou o convite e explanou sobre essas diversas contribuições que a empresa chinesa pode entregar para Alagoas, que vão também de data centers nas nuvens, cibersegurança, tecnologia Wifi6 a até tecnologia de reconhecimento facial na segurança pública, como já acontece na Bahia. “Já sabemos do convite do embaixador da China para que o senhor visite nosso país e quero estender o convite para, na oportunidade, visitar a sede da Huawei”, declarou Atílio, reforçando que a empresa chinesa tem tecnologias em setores elencados pelo governo alagoano.

blank

A Huawei já tem parceria com 80% dos ministérios brasileiros e com 16 estados. É uma empresa presente em 170 países e uma das principais fornecedoras de tecnologia de informação e comunicação (TIC) do mundo. Participaram da reunião as secretárias Renata dos Santos (Fazenda) e Caroline Balbino (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), além do CTO de Governo da Huawei, Ricardo Mansano.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

blank
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Prefeitura de Maceió reativa Conselho do Plano Diretor promovendo engajamento da sociedade

A Prefeitura de Maceió reativou o Conselho Municipal do Plano Diretor, ampliando a participação ativa …