Ascom Secult

Secult Alagoas convoca municípios alagoanos para I Encontro Nacional de Gestores de Cultura

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados realizarão nos dias 14 e 15 de agosto, o I Encontro Nacional de Gestores da Cultura, que acontece na Universidade Federal do Espírito Santo, localizada na cidade de Vitória.

 O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), está convocando todos os municípios do Estado para participarem do evento gratuito, que reunirá gestores culturais de todo o país, com o objetivo promover o diálogo, a troca de experiências, o fortalecimento cultural em âmbito local e nacional nesse novo tempo de políticas públicas de cultura no Brasil.

 Com a participação neste encontro, a Secult busca incentivar, discutir desafios comuns e alinhar estratégias para o desenvolvimento e valorização da cultura alagoana. A participação dos municípios nesse evento é fundamental para potencializar o cenário cultural do estado e fortalecer os laços entre gestores e entidades culturais, visando à construção conjunta de um ambiente cultural ainda mais dinâmico e diversificado para todos os cidadãos.

 “Esse encontro será crucial para dialogar diretamente com o Ministério da Cultura, e juntos construirmos e promovermos discussões com um olhar voltado para o desenvolvimento de iniciativas culturais em Alagoas e no Brasil”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

 A gestora ressaltou a importância dessa nova fase que o país vive na gestão pública cultural. “Estamos vivenciando um momento único no cenário cultural nacional, impulsionado pelas conquistas da Lei Paulo Gustavo, da Lei Aldir Blanc 2 e do retorno do Ministério da Cultura. Com esses avanços, o Estado de Alagoas está preparado para receber esses recursos e fortalecer ainda mais o apoio à cultura local nesse período.”, disse Mellina.

 A programação contará com aproximadamente 20 atividades, incluindo diálogos, palestras, minicursos e encontros temáticos voltados ao cenário cultural brasileiro. Além disso, esse evento pretende proporcionar o fortalecimento do avanço das pautas culturais por meio dos treinamentos e trocas entre os gestores para as melhorias na prática das políticas culturais nacionais.

 Os servidores públicos da área da cultura interessados em participar devem se inscrever através do site https://forumdecultura.org/inscricoes.

About Redação Maceió em Foco

blank

Check Also

blank

Maio Amarelo: Arena de Jogos Promove Atividades Educativas sobre Segurança no Trânsito

Para sensibilizar a população sobre boas práticas no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de …