Ascom Imprensa Oficial Graciliano Ramos

Imprensa Oficial promove encontro com escritores e debate Projeto de Lei

Em comemoração ao Dia do Escritor, nesta terça-feira (25), a Imprensa Oficial Graciliano Ramos realiza encontro para ampliar as formas de impulsionar e fortalecer as ações do mercado literário e editorial de Alagoas. Foram convidados representantes de grupos, movimentos e entidades da categoria, para que todos conheçam o Projeto de Lei (PL) Ação Estadual de Incentivo ao Conhecimento Alagoano.

Em tramitação na Assembleia Legislativa de Alagoas, o PL tem como principal objetivo “a realização de atividades permanentes de divulgação e estudos das características alagoanas junto à rede de ensino em todo o Estado”, como descreve o documento. Para isso, considera como áreas de conhecimento, nas atividades permanentes: História, Geografia, Literatura, Artes Plásticas, Patrimônio Histórico, Folclore e Cultura Popular – sempre pautado no conhecimento acumulado em território alagoano.

A forma como isso deve chegar aos ambientes de ensino é por meio de produtos educativos que terão que ser aprovados pelo Conselho Estadual de Educação. Como suportes de difusão, são considerados: livros, revistas, vídeos, peças de teatro, podcasts, filmes, entre outros que sejam necessários, a partir de campanhas periódicas.

Nesse sentido, considerando os produtos educativos e as áreas de conhecimento, a Imprensa Oficial, junto ao seu Conselho Editorial, terá que se posicionar, anualmente, sobre a publicação de livros e revistas. No caso da implantação do que trata o PL, “como atividade permanente no conteúdo curricular, ficará a cargo da Secretaria Estadual de Educação, bem como do Conselho Estadual de Educação”.

Segundo o presidente da Imprensa Oficial, Maurício Bulgarim, essa é uma iniciativa que tem dado certo em outros Estados e que pode ser, também, um salto em Alagoas, tanto para prestadores de serviço, como para pesquisadores e escritores. “Nosso objetivo é colocar a Literatura, a História e a Cultura de Alagoas no protagonismo do ensino local, com destaque para os escritores e intelectuais alagoanos, que têm sido os grandes expoentes da formação do nosso Estado. Por isso, é fundamental que, neste momento, contemos com a colaboração de todos os agentes envolvidos em nossa produção literária, para que possamos construir políticas públicas efetivas, de uma forma clara, transparente, democrática e plural”, destacou.

Serviço

O encontro com os escritores acontece, a partir das 18h30, na Cil Nogueira Gastronomia, no bairro da Jatiúca, em Maceió. São esperados representantes dos grupos organizados por representantes da categoria, assim como convidados da Assembleia Legislativa e Secretarias de Estado da Educação e da Cultura.

About Marcelo Barros, com informações do Governo do Estado de Alagoas

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

Violência contra Idosos: Conheça e combata os diferentes tipos de abuso

No dia 15 de junho, é celebrado o Dia Internacional de Combate à Violência contra …