Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Maceió Promove Trilha Ecológica em Defesa do Meio Ambiente e do Turismo Sustentável

Para mobilizar a sociedade em defesa da preservação do meio ambiente e fortalecer o Turismo Ambiental, Cultural e de Aventura, a Prefeitura de Maceió organizará uma trilha ecológica nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. A atividade, destinada a estudantes de turismo e outros participantes, acontecerá no bairro Fernão Velho, das 8h às 12h.

A Campanha “Somos Meio Ambiente”

A ação está sendo organizada pela Secretaria de Turismo de Maceió (Semtur) e é parte da campanha “Somos Meio Ambiente”, dedicada à conscientização da preservação do meio ambiente durante o mês de junho. A iniciativa é a primeira de três passeios promovidos em parceria com outras secretarias municipais.

Ecoturismo para a Valorização da Cultura Local

A proposta da trilha na rota Fernão Velho é discutir o tema “Ecoturismo como forma de conscientização ambiental e valorização da cultura local”. A rota passará pela praça Gameleira, com destino ao Alto do Cruzeiro, incluindo visitas às lagoas Azul e Manguaba.

Outras Ações Ambientais e Culturais

Nos dias 16 e 22 de junho, os passeios acontecerão nos bairros Pontal da Barra e Ipioca. No Pontal, os participantes plantarão mudas no mangue e visitarão a vila dos pescadores, o bairro das rendeiras e a área de restinga na praia da Avenida.

Em Ipioca, a proposta será “Economia criativa e sustentabilidade: o papel do artesanato e da gastronomia na promoção de práticas sustentáveis e inclusão social”. Os participantes poderão fazer um passeio de barco no rio Mirim, visitar o Alto de Ipioca, o mirante da Sereia, Casa Nordeste, praia da Sereia e as casas de farinha com boleiras, situadas no bairro Riacho Doce.

Participação de Diversas Secretarias Municipais

Além da Semtur, várias outras secretarias municipais estão envolvidas na Campanha “Somos Meio Ambiente”, incluindo Meio Ambiente e Urbanismo, Esporte, Infraestrutura, Comunicação, Educação, Saúde, Segurança Cidadã, Desenvolvimento Social Primeira Infância e Segurança Alimentar, Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação, Abastecimento, Pesca e Agricultura, Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, além da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana, Fundação Municipal de Ação Cultural, Autarquia Municipal de Iluminação e as secretarias extraordinárias de Juventude e Lazer e Bem-estar Animal.

About Marcelo Barros, com informações da Prefeitura de Maceió

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

blank

História e Arquitetura da Catedral Metropolitana de Maceió

A construção da Catedral Metropolitana de Maceió teve início em meados do século XIX, com …