Alagoas lança política pioneira e permanente de combate à violência contra a mulher: nasce o “Alagoas Lilás”

0
24
Alagoas lança política pioneira e permanente de combate à violência contra a mulher: nasce o “Alagoas Lilás”
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

O Governo de Alagoas lançou, nesta quinta-feira (31), a primeira política pública permanente de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil. Batizada de “Alagoas Lilás”, a iniciativa inédita marca um novo capítulo na história das políticas de proteção e acolhimento feminino, deixando para trás ações pontuais para assumir um compromisso contínuo com a vida das mulheres alagoanas.

A solenidade de lançamento, realizada no Palácio República dos Palmares, contou com a presença de autoridades estaduais e nacionais, incluindo o vice-governador Ronaldo Lessa, que destacou o pioneirismo da medida: “O Alagoas Lilás mostra que o cuidado com as mulheres não termina em agosto. Agora, é política pública, com integração, rede de proteção e presença em todos os territórios do estado”, declarou.

Coordenado pela Secretaria Executiva da Mulher, o Alagoas Lilás conta com cooperação técnica do Instituto Natura, adesão formal dos 102 municípios alagoanos e o apoio de órgãos como o Ministério Público Estadual, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a Organização Arnon de Mello e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Durante o evento, foram assinados o decreto que institui a política pública e o termo de cooperação com o Instituto Natura, que irá contribuir com investimento em tecnologia, inovação, formação continuada e fortalecimento da rede de acolhimento.

A secretária Dilma Pinheiro explicou que o objetivo é capacitar, integrar e territorializar o atendimento às mulheres, reduzindo feminicídios e fortalecendo o acolhimento humanizado. “Alagoas será lilás todos os dias. Estamos estruturando um novo modelo, com comitês em todos os órgãos e presença efetiva nos municípios”, afirmou.

O Alagoas Lilás está baseado em seis eixos estratégicos, incluindo:

  • Formação continuada da rede de proteção;

  • Monitoramento e acompanhamento das mulheres assistidas;

  • Criação do Observatório da Mulher e de um Indicador Integrado;

  • Redesenho do fluxo de atendimento com sistema de interoperabilidade;

  • Liderança da Secretaria da Mulher com orçamento próprio;

  • Mobilização social permanente por meio de campanhas como o Agosto Lilás.

Beatriz Accioly, do Instituto Natura, reforçou a importância do projeto: “Estamos diante da primeira política pública permanente, estruturante e integral de proteção à mulher no Brasil. Vamos ajudar a levar essa transformação até a ponta, onde a mulher mais precisa.”

Marcelo Beltrão, presidente da AMA, assegurou o engajamento dos municípios: “O Alagoas Lilás vai chegar em cada cidade. Vamos salvar vidas com essa política que é de todos os dias, não apenas de campanha.”

Com o Alagoas Lilás, o estado assume liderança nacional na proteção das mulheres, consolidando um modelo de governança, integração e permanência que pode inspirar todo o país.

Fonte: Gazeta Nordestina

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here