Ministério da Integração visita obras do Canal do Sertão e destaca avanço no abastecimento de água no sertão alagoano

0
12
Ministério da Integração visita obras do Canal do Sertão e destaca avanço no abastecimento de água no sertão alagoano
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

Uma comitiva do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) visitou, nesta semana, as obras do Canal do Sertão Alagoano, reforçando a parceria entre os governos federal e estadual para ampliar o acesso à água no interior de Alagoas. Durante a visita técnica, o grupo percorreu o trecho 4 do Canal, já concluído em São José da Tapera, onde está sendo implantado o perímetro irrigado do Gavião, com cerca de 250 hectares destinados à produção agrícola local.

O secretário de Infraestrutura de Alagoas, Gustavo Acioli, destacou que as obras do perímetro irrigado estão com 90% de execução e representam um avanço importante para a agricultura familiar e para o desenvolvimento regional. “Graças à parceria entre Estado e Governo Federal, as águas do São Francisco seguem beneficiando ainda mais famílias do Sertão”, afirmou.

Os representantes do MIDR também acompanharam as obras do trecho 5 do Canal do Sertão, que recebeu ordem de serviço no ano passado dentro do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, a previsão é que a primeira etapa — com 4 km de extensão — seja entregue em dezembro. “A obra está avançando bem e nossa meta é garantir água para quem mais precisa”, ressaltou.

Quando finalizado, o trecho 5 deverá beneficiar diretamente famílias nos municípios de São José da Tapera, Monteirópolis e Olho D’Água das Flores, consolidando o Canal do Sertão como uma das maiores obras de segurança hídrica em Alagoas. A vistoria contou ainda com a presença do prefeito de Tapera, Jarbas Ricardo, vereadores da região e representantes das empresas responsáveis pelas obras.

Fonte: Gazeta Nordestina

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here