Sesau e Ministério da Saúde capacitam profissionais para reforçar fiscalização contra o tabagismo em Alagoas

0
14
Sesau e Ministério da Saúde capacitam profissionais para reforçar fiscalização contra o tabagismo em Alagoas
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), em parceria com o Ministério da Saúde, promoveu nesta quarta-feira (6), uma capacitação sobre Fiscalização de Controle do Tabagismo. O evento ocorreu no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em Maceió, reunindo profissionais de diversos setores, como Anvisa, Ministério Público de Alagoas, e as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipais.

A iniciativa teve como foco principal preparar técnicos e fiscais para garantir o cumprimento das normas relacionadas ao controle do tabaco, tanto na prevenção quanto no tratamento do tabagismo. Segundo Rita Murta, gerente de Doenças Crônicas da Sesau, foram discutidos temas como a legislação antitabaco, o papel da fiscalização, educação em saúde e abordagens terapêuticas para usuários.

A gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Ione Almeida, destacou a importância da formação diante dos novos desafios. “O combate ao tabagismo exige atenção desde a proibição do consumo em locais públicos até a repressão à comercialização de produtos ilegais, como cigarros eletrônicos e contrabandeados”, pontuou.

Representando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a coordenadora do Núcleo de Controle de Tabaco, Patrícia Castelo Branco, reforçou que a atuação conjunta entre União, Estado e municípios é essencial para o sucesso das ações. “O tabagismo ainda representa um grave problema de saúde pública, e somente com estratégias integradas conseguiremos reduzir o número de fumantes”, afirmou.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, lembrou que a Sesau tem investido na capacitação de professores, técnicos municipais e agentes de segurança para expandir o alcance das ações de combate ao tabaco em Alagoas. “Nosso compromisso é com a prevenção e tratamento, assegurando mais qualidade de vida para a população”, concluiu.

Fonte: Gazeta Nordestina

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here